Governo firma participação em rede de voluntários da ONU

Conteúdo Principal
Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

Imagem removida.

Assinatura do memorando ocorreu na manhã desta segunda-feira (9/5), no Tribunal de Justiça-MG


O Governo de Minas Gerais participou, nesta segunda-feira (9/5), da assinatura do memorando de entendimento para o Programa de Voluntários das Nações Unidas (VNU), administrado pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD). Com isso, foi criada uma rede de voluntários no Estado que será formada pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), o Tribunal de Justiça-MG (TJMG) e o Ministério Público-MG (MPMG). 

O memorando irá facilitar o apoio mútuo entre os parceiros em áreas de interesse comum, em especial na promoção do voluntariado e no desenvolvimento humano. A iniciativa permitirá a estruturação de uma rede de voluntários em Minas, que terá como objetivo integrar os colaboradores de cada organização e disseminar a cultura do voluntariado.

Representando o governador de Minas Gerais, o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, ressaltou a determinação do Governo em apoiar as ações de responsabilidade social e destacou a importância deste trabalho em rede. Esta deve ser uma marca em Minas. O voluntariado é uma maneira de ouvirmos para governarmos, afirmou. 

O secretário de Estado Nilmário Miranda, da Sedpac, lembrou que há pouco tempo 33 cidades foram premiadas por não registrarem homicídios nos últimos 10 anos. Segundo ele, em todas elas foi encontrado o trabalho em redes cooperativas de voluntariado. O Estado sozinho não dá conta. Por isso, a importância desse programa, que tem a ver com o espírito de Minas, completa.


Mobilização do voluntariado

Criado em 1970, durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), como reconhecimento ao valor dos voluntários no desenvolvimento das regiões e na paz, o programa já foi adotado em mais de 150 países. Seu foco é atuar na promoção, integração e mobilização de voluntários, contribuindo para o fortalecimento de conceitos como paz, democracia e justiça social.


Adesão à Rua do Respeito

No mesmo encontro foi assinado também o termo de adesão ao projeto Rua do Respeito pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Ministério Público Federal, pela Polícia Civil de Minas Gerais, Associação Mineira do Ministério Público e Universidade Salgado de Oliveira (Universo). O projeto Rua do Respeito é resultado de um termo de cooperação técnica assinado, em maio deste ano, pelo TJMG, MPMG e Servas. 

O objetivo é mobilizar, articular e integrar esforços em prol da população que vive nas ruas, viabilizando ações voltadas para a promoção do exercício da cidadania dessa comunidade. O projeto está permanentemente aberto à adesão de outras organizações e já conta com várias outras instituições parceiras.