Governança em Rede apresenta itens da agenda regional do Triângulo
Representantes regionais de diversas áreas do Governo de Minas se reuniram na 4ª Reunião do Comitê Regional do Triângulo, realizada em Uberaba na última quarta-feira (22/5), para dar continuidade às ações do Governança em Rede, projeto da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) responsável pela condução da Gestão para a Cidadania, terceira fase do Choque de Gestão.
Durante a reunião, foram apresentadas as prioridades que compõe a Agenda Regional do Governo de Minas para a região, entre elas a implantação da Área Integrada de Segurança Pública (AISP) na zona rural de Uberlândia, inaugurada no último dia 2 de maio. A AISP rural é uma operação conjunta das polícias Civil e Militar de Minas Gerais no combate e na prevenção à criminalidade.
Ainda na área de segurança, os participantes do Comitê discutiram a construção do hangar da 2ª Companhia de Radiopatrulhamento Aéreo (CORPAer) em Uberlândia e a criação de pontos do Olho Vivo em Uberaba, que já estão em fase de licitação.
O delegado chefe do 9° Departamento de Polícia Civil de Uberlândia, Samuel Barreto de Souza, destacou os resultados positivos que as parcerias proporcionam à segurança pública. O Comitê promove a integração entre diversas secretarias e segmentos e faz com que surjam esforços de trabalho conjunto. O Olho Vivo, por exemplo, contribui muito com o trabalho da Polícia Militar na identificação de criminosos e na prevenção de crimes, explicou.
A diretora Regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) de Uberlândia, Deise Afonso, também ressaltou a integração entre a secretaria e os órgãos da área de segurança. A Sedese tem uma parceria intensa com as polícias Civil e Militar na realização de campanhas de combate à exploração sexual infantil e à violência contra o idoso e a mulher. O Governança em Rede nos proporcionou esse trabalho conjunto, aproximando os órgãos na busca de resultados, afirmou.
Na área de transportes e obras públicas, foram anunciados os trechos do Triângulo Mineiro que serão cumpridos pelo Caminhos de Minas, programa estruturador da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) que busca ampliar e melhorar a infraestrutura logística dos municípios e regiões, com asfaltamento e implantação novos quilômetros de rodovias.
As demandas para a Agenda Regional do Triângulo foram discutidas em encontros anteriores do Comitê e destacadas como prioridade para a região. O Comitê constrói parcerias entre os diversos setores do Governo e cria planos de ações integradas que podem ser consolidadas na região.