Seplag lança Circuito Líderes em Ação
Promover o desenvolvimento de competências gerenciais e técnicas de líderes para garantir a atuação eficaz na gestão pública. Com esse objetivo, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) lançou, nesta quarta-feira (23/05), o Circuito Líderes em Ação para um Estado em Rede. No total, 150 servidores da secretaria, que participarão desse programa, estiveram presentes nessa ação.
Na abertura do evento, a secretária Renata Vilhena destacou a nova etapa que está sendo iniciada na Seplag. Atingir metas, alcançar resultados só é possível através das pessoas. Sempre digo que queremos ter qualidade de servidores, ao invés de quantidade. Nosso objetivo é desenvolver competências em sintonia com a secretaria, e a liderança é uma delas. Eu acredito que, por meio de instrumentos como esse, podemos qualificar profissionais para esse papel, disse ela.
O Circuito Líderes em Ação irá ampliar a profissionalização por meio de um ambiente propício para o desenvolvimento contínuo de competências dos servidores. Cabe aos gestores mobilizar e envolver as equipes para que, juntos, possam cumprir as metas estabelecidas no Acordo de Resultados, possibilitando as entregas de resultados para a sociedade, acrescentou a secretária.
Em seguida, a subsecretária de Gestão de Pessoas, Fernanda Neves, apresentou o programa-piloto para os gestores. De acordo com ela, desenvolver competências é fazer com que os líderes sejam capazes de melhorar o relacionamento com sua equipe, buscando caminhos inovadores para alcançar resultados, compartilhando informações ou práticas de sucesso que contribuam para a modernização da gestão pública. Ela informa que a expectativa é ampliar o programa para outras secretarias do Estado.
A Fundação Dom Cabral, parceira na execução da capacitação, foi representada pelo diretor de Programas Customizados, Antonio Batista da Silva Junior, e da gerente coordenadora de Programas Internacionais, Roberta Campana Rodrigues Foureaux. O diretor da fundação disse que a entidade é testemunha da crença dos dirigentes da Seplag no desenvolvimento de competências. Não adianta ter processos sem uma equipe alinhada, com competências desenvolvidas. Na nossa concepção, é possível sim formar líderes, gestores que consigam pensar sistemicamente e mobilizar líderes em busca de resultados, definiu.
O programa
O Circuito Líderes em Ação será dividido em dois módulos, com aulas ministradas por professores da Fundação Dom Cabral e carga horária mínima de 62 horas presenciais. Os participantes do programa serão distribuídos em cinco turmas. A iniciativa foi criada a partir do Programa de Desenvolvimento dos Gestores Públicos (PDG).
O primeiro módulo, Desenvolvimento das Competências Gerenciais, terá carga horária de 40h, sendo distribuídas em cinco encontros, com duração de 8 horas/cada. O objetivo é desenvolver competências gerenciais, sendo as competências liderança de equipes e gestão de pessoas trabalhadas de forma transversal às competências visão sistêmica, orientação para resultados, compartilhamento de resultados e de conhecimento e capacidade inovadora.
No segundo módulo, onde serão trabalhadas as competências técnicas, os diversos grupos aprofundarão em temas afetos à sua área de atuação, com pautas sobre governança e estratégia; gestão de pessoas; orçamento e qualidade do gasto.
A servidora Daniela Rocha, da Diretoria Geral de Licitações e Contratos, aguarda com grande expectativa o início do curso. Será muito interessante, sem dúvida. É a primeira vez que vou participar de uma capacitação, e pra mim vai representar um grande acréscimo no meu currículo pessoal e profissional, destacou.
Amadurecer o conceito de liderança é o objetivo de Kacio Oliveira, da Diretoria Central de Gestão de Desempenho. Acho importante para que eu possa ampliar essa visão. Vou ver com outros olhos esse papel de líder, de gestor. Será de grande utilidade, até para que eu possa me preparar para o futuro, caso precise assumir outra função, explicou.