Escola de Pouso Alegre lança Pré-Enem integrado ao Ensino Médio
Iniciativa é realizada com 80 estudantes do último ano. Estudantes passarão por dois simulados do Enem em junho e outubro
O último ano do Ensino Médio é crucial para muitos estudantes. É chegado o momento de deixar o universo da adolescência, pensar no futuro e colocar em ação os primeiros planos para a fase adulta, como ingressar em uma universidade e construir uma carreira profissional.
Para auxiliar os alunos nessa transição, que é marcada por muito receio e ansiedade, a Escola Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva, localizada em Pouso Alegre (Território Sul), implantou, em 2017, o Projeto Pré-Enem Polivalente.
A nossa equipe está preparada para ajudar nossos estudantes não só a passar no vestibular, mas, principalmente, a ingressarem na faculdade que sempre sonharam, afirma o diretor da escola e idealizador do projeto, Társis Vilhena.
Integrada ao Ensino Médio, a iniciativa é fruto do sonho e empenho dos ex-alunos da escola. Em 2015, muitos estudantes participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a instituição alcançou média de 530 pontos, sendo a primeira entre as escolas estaduais e a 2ª entre as públicas de Pouso Alegre.
Já havia uma demanda dos alunos por meios para aprimorarem os resultados nos vestibulares e o aproveitamento em outras avaliações externas, mas foi uma surpresa a média no exame, pois muitos estudaram sozinhos. Então, a partir desse fato, articulamos o projeto com o objetivo de aumentar o número de alunos no ensino superior e, por consequência, a nota geral no Enem, explica Vilhena.
Dos 957 alunos da escola – somando-se Ensino Fundamental, Médio, Educação Profissional e Normal – o Pré-Enem Polivalente está sendo realizado, no primeiro bimestre do ano, com os 80 estudantes do 3º ano do Ensino Médio diurno e noturno.
O projeto chegará ao 1º e 2º anos no próximo bimestre, contemplando, assim, todos os 410 estudantes do Ensino Médio. A ampliação vai permitir que eles possam participar do Enem como treineiros e se familiarizem com a prova, ressalta o diretor.
Além do diretor, o preparatório foi idealizado e construído com a participação de dois ex-alunos, aprovados em vestibulares de diferentes instituições do país, como Direito na UFMG, UFAL, FDSM-MG e USP, e 1º lugar em Engenharia Química no Instituto Federal de Pouso Alegre. Eles trouxeram informações para a direção, professores e alunos sobre a forma de estudo, conteúdo específico, entre outras, pontua Társis.
Transdisciplinar
As atividades do preparatório acontecem paralelamente ao planejamento dos Conteúdos Básicos Comuns (CBC) exigidos para cada nível de ensino e são monitoradas pelos professores e pela supervisão pedagógica. Uma semana é dedicada ao regular e a outra, exclusivamente, ao Pré-Enem. O intuito é contextualizar o CBC à realidade do exame e de outras avaliações, permitindo que os alunos se aperfeiçoem em cada disciplina, salienta Vilhena.
O conteúdo é trabalhado de maneira transdisciplinar e a troca de experiências entre os educadores favorece os estudantes. O professor de Matemática pode, por exemplo, fazer interpretações gráficas de questões de geografia; o de História aproveitar uma questão das Artes para explicar determinado contexto histórico. Esse intercâmbio amplia o campo de visão dos alunos sobre a ligação existente entre todas as disciplinas que são exigidas para o nível de ensino, completa.
A professora de Português, Ana Maria Faria, ressalta que o nível de dificuldade é semelhante ao da avaliação nacional. A transdisciplinaridade é inerente ao exame e, por isso, não poderíamos ministrar as atividades isoladamente. Todos os assuntos requerem uma interpretação aprofundada, então, é fundamental que eles saibam compreender e analisar o enunciado para resolver questões não só de Português, mas também problemas matemáticos, físicos, químicos, entre outros, destaca.
A professora ressalta, ainda, o trabalho do corpo docente da escola. Estamos todos estimulados também e concentrados para transmitir o que é demandado tanto no Enem quanto em outros vestibulares, para que nossos estudantes saiam vitoriosos, diz.
Segundo a professora de Biologia, Rosilene Prado Duarte, as mudanças nos estudantes já são perceptíveis. Apliquei uma avaliação nos moldes do Enem e poucos relataram dificuldades ou preguiça de interpretar o enunciado. Pelo contrário, eles já estão familiarizados, atentos e objetivos para responder as questões, comenta.
Almejando uma vaga no curso de Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP), o estudante, Igor Carvalho, reforça que o Pré-enem Polivalente transformou as aulas e a mentalidade dos seus colegas. Os professores estão mais dinâmicos, trazem vídeos, abordam assuntos atuais, tudo para sairmos bem na prova e garantirmos uma boa colocação no vestibular. É claro que a aprovação exige um esforço individual, mas o projeto é mais um incentivo e muitos alunos, que nem pensavam em fazer o teste, já mudaram de ideia e começaram a estudar, afirma.
Material e aplicativo
Para auxiliar os estudantes e direcionar a aprendizagem, os professores prepararam apostilas contendo questões e dicas. O material é desenvolvido bimestralmente e fica no acervo da escola para que todos possam ter acesso, explica o diretor. Os alunos podem imprimir e também baixar o material para usá-lo durante os estudos em casa.
Além da apostila, os alunos podem participar de aulas de reforço no turno da noite. Tenho dificuldade em Química e é mais uma oportunidade para sanar minhas dúvidas, resolver mais questões. Além da Química, aproveito para fazer redação diretamente com a professora e melhorar meu texto, que é fundamental para o Enem, comenta Ana Paula Evilário, que pretende prestar vestibular para o curso de Arquitetura.
Outra ferramenta para ajudá-los no caminho até a aprovação no vestibular é o aplicativo Polinews, que foi desenvolvido pelo diretor e pode ser instalado em celulares e tablets. Tem contribuído bastante para os meus estudos, pois o acesso é fácil, a linguagem é simples. Utilizo principalmente em casa e nas aulas, quando o professor solicita, conta Ana Paula.
Pelo aplicativo, os alunos têm acesso a vídeo-aulas, apostilas para download, simulados online, indicações de sites e matérias, novidades sobre a avaliação do Enem e etc. É uma ferramenta para complementação dos estudos e dialoga com a realidade dos nossos jovens, explica Tarsis. O polinews está disponível na Play Store e pode ser acessado aqui.
O diretor explica que, para o bom funcionamento do projeto, a escola conta, ainda, com a ajuda de estudantes voluntários e com uma sala multimídia com data show, recursos HDMI e de som e imagem, que otimizam o tempo para aulas. No começo, eu estudava duas horas por dia. Agora, dedico quatro horas e quero aumentar para seis. O meu esforço não é apenas individual, é também coletivo, pois vem da motivação dos professores, dos meus colegas e dos voluntários, pontua Igor Carvalho.
O estudante Elias Querino, que sonha cursar Música na USP, destaca o trabalho dos voluntários. Eles auxiliam muito, são pacientes e motivadores. É mais um incentivo, pois muitos são ex-estudantes e conseguiram ser aprovados em vestibulares de grandes universidades, diz.
Conquistas
A Escola Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva já colhe alguns frutos com a implantação do Pré-Enem Polivante. Depois de apresentar a iniciativa para 71 diretores de todas as outras instituições de ensino da região, a escola, que inseriu o preparatório na Proposta de Redesenho Curricular (PRC), do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), será contemplada, em 2018, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Aproveitaremos o dinheiro para aprimorar o projeto, torná-lo mais inovador e sólido. Conseguiremos ampliar nossas ações, melhorar o material e ferramentas já utilizadas, ressalta o diretor.
Do Instituto Federal de Pouso Alegre, a escola ganhará um laboratório de Química, que será implantado até o final do ano. Foi a dedicação de um ex-estudante e atual aluno do Instituto, que garantiu essa conquista para nossa escola. Vai contribuir e muito para melhorarmos o ensino que oferecemos à comunidade escolar, destaca Tarsis.
Para a professora de Química, Lívia Luiza Resende, o laboratório vai motivar e aproximar os estudantes da disciplina. Eles poderão realizar experimentos, ver, na prática, tudo aquilo que a teoria ensina. É uma outra linguagem e que contribuirá para não deixar as aulas repetitivas, explica. Atualmente, 6 estagiários do Instituto Federal já desenvolvem atividades na escola. Eles servem de exemplo e inspiração. Alguns alunos já conseguem compreender melhor a matéria e outros já sonham em seguir carreira na área, comenta Lívia.
Segundo Lívia, o Pré-enem supre a necessidade dos alunos que não têm condições de arcar com um cursinho particular e eles já podem sonhar com a faculdade. O que era distante, agora é possível. Com o preparatório, muitos estudantes que estavam desestimulados e desistindo, já não consideram distante o ingresso no curso superior, pontua.
Nos meses de junho e outubro, os estudantes passarão por dois simulados do Enem. Com o objetivo de prepará-los emocionalmente, as avaliações seguirão as mesmas regras, número de questões e critérios de correção do exame. A ideia é que eles possam se situar melhor diante das dificuldades que encontrarão no momento da avaliação nacional, finaliza o diretor.