Conteúdo Principal

Governo de Minas apresenta experiências em gestão pública em congresso em Brasília

Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

/

Minas terá 56 trabalhos apresentados no VI Consad e, do total, 34 são de servidores da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão


Servidores da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) apresentarão 34 trabalhos sobre a experiência do Governo de Minas durante o VI Congresso Consad de Gestão Pública, de 16 a 18 de abril, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. No Congresso, a secretária Renata Vilhena, apresentará o modelo de parcerias com Oscips e participará de uma mesa temática que vai debater a demanda dos servidores e da sociedade.

O Congresso reúne renomados gestores do país dirigentes do setor público, especialistas que se dedicam ao tema de gestão pública no Brasil e no mundo. Minas terá 56 trabalhos apresentados no evento e, deste total, 61% são da Seplag. Ao todo, o Comitê Científico do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) recebeu 601 propostas de vários estados do país e 243 foram selecionados.

Na quinta-feira (18/4), às 8h30, a secretária apresenta o trabalho Modelo mineiro de parcerias com Oscips: uma análise comparativa do processo de seleção da entidade apta a firmar termo de parceria. No mesmo dia, às 10h, Renata Vilhena participará de uma mesa temática que vai debater a demanda dos servidores e da sociedade, ao lado do senador Cristovam Buarque e o professor de Ciência Política da PUC-RS, Hermílio Santos.

O trabalho sobre as Oscips, elaborado em parceria com o servidor Eduardo Campos Prosdocimi, é um estudo do processo de seleção de entidades qualificadas como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) aptas a firmarem termo de parceria com o Governo de Minas.

Em Minas, a implementação do modelo de parcerias com Oscips parte da necessidade de trazer maior eficiência, eficácia e efetividade às políticas públicas realizadas em parceria, considerando a expertise acumulada dessas entidades e o contato mais próximo com o cidadão. Na nova norma do processo de seleção, é obrigatória a realização de concurso de projetos para a seleção das entidades quando houver a possibilidade de mais de uma entidade qualificada para prestar os serviços objeto da parceria.

O processo público de seleção de entidades é importante para embasar a decisão de celebrar o termo de parceria em critérios técnicos e financeiros, afirma Renata Vilhena.

Além do trabalho apresentado no dia 18, os artigos Gestão de compras e qualidade do gasto público: a experiência de Minas Gerais com o planejamento de compras e a integração da gestão de compras à gestão orçamentária e Portfólio de Projetos – Parceria por Minas: Governo Estadual e bancada parlamentar federal também são de autoria da secretária Renata Vilhena, em parceria com outros servidores, coautores dos trabalhos.

Planejamento Plurianual
Na quarta-feira (17/4), o subsecretário de Planejamento, Orçamento e Qualidade do Gasto, André Abreu Reis, vai presidir o painel Dez anos de renovação do ciclo do PPA do Governo de Minas Gerais: uma experiência de alinhamento de boas práticas em gestão, transparência e participação na definição das políticas públicas.

Durante o painel, o subsecretário vai apresentar o trabalho A metodologia de elaboração do Planejamento Plurianual em Minas Gerais: uma possibilidade de aprimoramento metodológico conciliado à ampliação da participação popular.

O congresso
O evento representa um espaço para discussão; formação de redes; indução, produção e disseminação de conhecimento; e fomento do debate sobre gestão pública entre os governos e a sociedade.

Além de painéis, o evento conta com palestras temáticas e atividades, que têm como principal objetivo fortalecer a cooperação entre o Governo Federal e as administrações estaduais, por meio da troca de experiências bem sucedidas. O congresso é uma realização Consad, que tem a secretária Renata Vilhena como vice-presidente.

Evento: VI Congresso Consad de Gestão Pública
Quando: 16, 17 e 18 de abril de 2013
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Brasília, DF

Programação
17 de abril
11h20 – A metodologia de elaboração do Planejamento Plurianual em Minas Gerais: uma possibilidade de aprimoramento metodológico conciliado à ampliação da participação popular
André Abreu Reis – subsecretário de Planejamento, Orçamento e Qualidade do Gasto

Dia 18 de abril
8h30 – Modelo mineiro de parcerias com Oscips: Uma análise comparativa do processo de seleção da entidade apta a firmar Termo de Parceira
Renata Vilhena – secretária de Estado de Planejamento e Gestão

10h – Mesa Temática: Demanda dos Servidores e Sociedade
Participantes: senador da República pelo Distrito Federal, Cristovam Buarque; secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Renata Vilhena; e o professor de Ciência Política da PUC-RS, Hermílio Santos.