Conteúdo Principal

Comitê Regional do Norte elege prioridades em reunião em Montes Claros

Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

Representantes do Governo de Minas e da sociedade civil se reuniram nesta terça-feira, (9/4), em Montes Claros, para identificar as cinco estratégias que irão definir a agenda regional para 2013. O encontro integra as ações da Gestão para a Cidadania, implantada em 2011, que é a 3ª fase do Choque de Gestão.

As prioridades elencadas são fruto de reuniões realizadas, durante o ano de 2012, pelo Fórum Regional do Norte de Minas. As cinco estratégias escolhidas pelos participantes contemplam as redes de educação, infraestrutura, saúde, segurança e defesa e de cidades.

Representantes da sociedade civil e do governo entendem que a questão da violência envolve não só a área de segurança, mas também necessita de ações ligadas à educação e saúde. Por isso, destacaram ser necessário consolidar e disseminar projetos focados na prevenção da violência e dos sinistros do meio urbano, principalmente em áreas de risco e de precária condição social.

Os integrantes da rede de cidades destacaram a necessidade de ampliar a capacidade de prestação de serviços públicos, criando espaços e equipamentos de qualidade. Sobre a rede de educação foi definido que a prioridade é criar condições de infraestrutura e recursos tecnológicos, incluindo a melhoria das estradas de acesso às escolas e modernizando os instrumentos tecnológicos, além de capacitar os profissionais de educação básica.

Para a diretora da Superintendência Regional de Ensino de Janaúba, Maria Eni Santos Fróes, não há como oferecer educação de qualidade, sem investir em infraestrutura. É fundamental recuperar as estradas por onde passam os transportes escolares, melhorar a frota e dar aos alunos condições de lazer, saindo do conceito simplesmente sala de aula, giz e quadro, completou.

Na rede de atenção à saúde foi priorizada a necessidade de expandir e aprimorar as redes de urgência e emergência voltadas para o atendimento à mulher e à criança. E finalmente, na rede de infraestrutura priorizou-se o estabelecimento de parcerias com o governo federal, estado, municípios e iniciativa privada para ampliar serviços em infraestrutura.

Construção Coletiva
A secretária Renata Vilhena, que participou da solenidade de abertura da Reunião Gerencial do Norte de Minas, na segunda-feira (8/4), destacou o desafio de eleger as prioridades da região com a sociedade e o governo trabalhando juntos. É uma construção coletiva, nossa riqueza é nossa diversidade, afirmou a Secretária.

Para o representante da sociedade civil, José Leopoldo, a Gestão para a Cidadania proporciona mais transparência e aproxima governo e sociedade. Estamos plantando sementes e esperamos colher bons frutos, acrescentaram.