Seminário comemora aniversário do BDMG e do Cedeplar
Um seminário conjunto nesta quinta-feira (23/3) deu início às comemorações dos 55 anos do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e 50 anos do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Faculdade de Ciências Econômicas (Cedeplar).
As duas instituições caminham de forma autônoma, mas têm em comum o fato de pensar o desenvolvimento e planejamento das políticas públicas do Estado de Minas Gerais.
O Cedeplar foi criado em 1967 como órgão suplementar da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e passou a funcionar a partir do ano de 1968, com a finalidade de abrigar um programa de pesquisa e ensino de pós-graduação em Economia. O BDMG, também fundado em 1967, tem como objetivo promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável e competitivo de Minas Gerais, com geração de mais e melhores empregos e redução das desigualdades.
O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, participou da mesa de abertura junto com o presidente do BDMG, Marco Aurélio Crocco, o reitor da UFMG, Jaime Arturo, a diretora da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG, Paula de Miranda Ribeiro, e a diretora do Cedeplar, Mônica Viegas Andrade.
Helvécio Magalhães agradeceu os trabalhos em conjunto realizados pelas duas instituições no âmbito da Seplag e falou sobre a importância de discutir, planejar e compartilhar diagnósticos e desafios, principalmente neste momento do país. Vim da área da saúde, mas já estou há duas décadas envolvido em planejamento. Neste momento delicado que vive o país, precisamos cada vez mais de pessoas e instituições que pensem o desenvolvimento, afirmou.
O presidente do BDMG destacou o importante fluxo que existe entre os profissionais das duas instituições. Eu sou professor do Cedeplar e vejo o quanto é importante esta troca de informações, disse.