Conteúdo Principal

Expectativa de negócios no Circuito Mineiro de Compras Sociais movimenta produtores do interior

Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

circuito600

Evento, que integra o Super Encontro Varejista – Sevar, ocorrerá nos dias 29 e 30 de março, em Divinópolis, no Território Oeste


Vem aí o II Circuito Mineiro de Compras Sociais (CMSC), iniciativa promovida pela pela Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), em parceria com a Associação Mineira de Supermercados (Amis). O evento tem como objetivo promover a inserção dos pequenos negócios às redes supermercadistas.

Em sua segunda edição, o evento integra o Super Encontro Varejista - Sevar, previsto para os dias 29 e 30 de março (quarta a sexta-feira). Neste período, no circuito, 14 pequenos empreendimentos terão a oportunidade de expor seus produtos e prospectar novos negócios.

A agroindústria familiar Café Camacho, por exemplo, está entre as empresas selecionadas. O evento propicia a oportunidade para o produtor apresentar o seu produto. Com isso, aumenta a chance de fechar negócios com os supermercadistas, acredita o proprietário, Fabiano Lopes. O empreendimento funciona no município de Camacho, no Território Oeste.

O encontro, realizado pela Amis, conta com o apoio do Governo de Minas Gerais, por meio do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas (Fopemimpe) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif).


Capacitação e preparação 

O ciclo de atividades do Circuito teve início bem antes da chegada ao Sevar. Este ano, em Divinópolis, no Território Oeste, os produtores mineiros puderam se capacitar sobre temas como gestão, prospecção de novos mercados, embalagem, qualidade do produto, garantia e continuidade da produção. Tudo isso ocorreu em ação realizada em Divinópolis, na última quarta-feira (22/3).

Para Fabiano Lopes, a capacitação oferecida tanto pelo Estado, quanto pelos órgãos do setor, é essencial, já que, ao abrir o primeiro negócio, o empreendedor não tem, ainda, a dimensão de mercado e de técnicas de vendas, por exemplo. 

Tive bastante dificuldade quando abri o negócio há sete anos. Se não fosse a minha persistência, teria desistido quando ouvi de uma consultora que o mercado de café exige um investimento muito alto, relembra. Agora, os novos empreendedores estão melhor munidos de informações e de informações sobre atividades de inserção no mercado, elogia.

Para o secretário Wadson Ribeiro, titular da Seedif, a iniciativa, que surgiu no âmbito do Fopemimpe, é fundamental para discussão e construção de políticas públicas para melhoria do ambiente de negócio dos pequenos produtores, além de movimentar a economia territorial, sinaliza.

O secretário-geral do Fopemimpe, Fernando Passalio, comemora o resultado desta primeira edição e ressalta o importante engajamento dos parceiros locais como a Associação Comercial de Divinópolis  (Acid), Fiemg e o Sincomércio, que viabilizaram mais sete espaços, justamente para que mais empreendimentos pudessem aproveitar essa oportunidade. Graças à oportunidade gerada pelo Circuito, estamos conseguindo aproximar os pequenos empreendimentos às grandes redes de supermercado em nosso estado, destaca.


Contato

Os interessados em participar do Circuito Mineiro de Compras Sociais devem entrar em contato com a Seedif. O telefone de contato é o (31) 3915-2984.