Gestores da prefeitura de Blumenau visitam Seplag para conhecer modelo mineiro de gestão
O secretário municipal de Gestão Governamental, Paulo Eduardo de Oliveira Costa e o diretor do Escritório de Projetos, Leandro Rodrigues da Silva , ambos da Prefeitura de Blumenau (SC), visitaram a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) nesta terça-feira, 18/3, quando conheceram o modelo de gestão do Governo de Minas, especialmente a área de Gestão Estratégica. Gestores da Seplag apresentaram, entre outros, o Centro de Serviços Compartilhados, que vai centralizar atividades meio do Executivo estadual e trará uma economia anual estimada em R$ 16 milhões; o Governo sem Papel, que desenvolve a cultura do consumo consciente de papel no âmbito da administração estadual e ações relacionadas à Inovação na Gestão Pública.
O Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais também foi apresentado. O programa capacitou, em 2013, cerca de 2 mil servidores de 420 prefeituras mineiras em temas sobre gestão. A visita incluiu, ainda, informações sobre os processos de monitoramento e avaliação dos acordos de resultados e dos Programas Estruturadores do Governo de Minas.
Os gestores da prefeitura de Blumenau foram recebidos pela subsecretária de Ação da Estratégia Governamental, Adriane Ricieri Brito. Espero que esta visita seja bastante produtiva para vocês. O momento é uma oportunidade para trocarmos conhecimento, disse. Paulo Eduardo de Oliveira Costa, da prefeitura de Blumenau, ressaltou que aquela administração municipal tem o Governo de Minas como referência. Nossos recursos são escassos e as dificuldades enormes. Daí a necessidade de conhecermos na Seplag experiências que nos permitam otimizar recursos. Estamos tentando formar na prefeitura um corpo de pessoal mais técnico. O nosso objetivo aqui é conhecer o que Minas vem fazendo e que tem dado certo na área de gestão.
De 2012 até agora, a Seplag recebeu mais de 70 delegações de diferentes países, Estados, prefeituras e instituições que vieram conhecer o modelo de administração do Governo de Minas. A visita mais recente, em fevereiro, trouxe à secretaria uma delegação com dirigentes do Banco Mundial e de cinco países do Sul da Ásia, que conheceram o sistema de compras públicas adotados pelo Governo de Minas.