Conteúdo Principal

BNDES conhece detalhes do Moderniza Minas para liberação de empréstimo de R$ 93 milhões

Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

Reunião na Seplag apresentou aos técnicos do banco detalhes do programa

Gestores da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) estiveram reunidos na quarta-feira (6/2), com técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em encontro que teve o objetivo de apresentar, aos representantes do banco, informações detalhadas dos três projetos que compõem o Programa de Modernização da Administração Estadual (PMAE) II - Moderniza Minas. Compõem o PMAE os projetos Centro de Serviços Compartilhados (CSC); Solução Integrada de Gestão Governamental (GRP Minas) e Desenvolvimento de Práticas de Gestão do Conhecimento.

Essa apresentação faz parte dos trâmites necessários para que o BNDES libere, para o Governo de Minas, empréstimo no valor de R$ 93 milhões destinados à implantação do PMAE. Esse empréstimo já obteve autorização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e já obteve, também, a primeira aprovação, ou enquadramento, pelo banco. Após a apresentação de hoje, momento em que os técnicos puderam conhecer de forma detalhada os projetos, a proposta do empréstimo segue para aprovação final do banco.

Projetos do PMAE

O Centro de Serviços Compartilhados, previsto para implantação em 42 órgãos da Cidade Administrativa, constitui iniciativa pioneira no serviço público brasileiro e tem a proposta de centralizar processos da área meio, proporcionando maior eficiência e aumento da produtividade da máquina pública.

O projeto GRP Minas tem o objetivo de implantar uma Solução Integrada de Gestão Governamental em uma plataforma tecnológica moderna e flexível, por meio da qual os órgãos e entidades do Governo de Minas poderão realizar as atividades dos processos corporativos em áreas como administração financeira, orçamentária e contábil ou de planejamento e orçamento, por exemplo.

O Desenvolvimento de Práticas de Gestão do Conhecimento é um projeto que visa propiciar, no âmbito do governo, mecanismos de compartilhamento dos aprendizados, de forma a criar um ambiente colaborativo de trabalho

Parceria fortalecida
Na abertura da reunião, o secretário-Adjunto de Planejamento e Gestão, Paulo Sérgio Martins Alves, ressaltou a importância da parceria entre o Governo de Minas e o banco, iniciativa que vem se fortalecendo desde 2011 e que resulta, hoje, numa carteira de porte significativo da administração estadual junto ao BNDES. A subsecretária de Gestão da Estratégia Governamental da Seplag, Adriane Ricieri Brito, enfatizou a essência modernizadora do PMAE, com projetos dentro da premissa de se gastar menos com o Governo e mais com o cidadão.

/