LAB.mg capacita servidores do Tribunal de Contas do Estado

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Formação irá contribuir com a implementação do Laboratório de Inovação do TCE

Cerca de 20 servidores do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) receberam, em abril e maio deste ano, uma capacitação do LAB.mg – Laboratório de Inovação do Governo de Minas, com a finalidade de gerar soluções inovadoras e qualificar as atividades realizadas no órgão. A formação foi ministrada por servidores da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e da Fundação João Pinheiro (FJP) – pastas que coordenam o LAB.mg –, contando com exposições teóricas e oficinas.

Conforme a subsecretária de Gestão Estratégica da Seplag, Beatriz Góes, a ação do Laboratório de Inovação foi realizada a partir de uma solicitação feita pelo órgão fiscalizador, com o objetivo de aprimorar o Programa de Inovação do Tribunal de Contas. “Receber uma demanda de um órgão externo ao Executivo demonstra que o trabalho desenvolvido pelo LAB.mg está sendo muito bem avaliado e ultrapassando os limites da Cidade Administrativa”, destacou.

Fomento à inovação

Nos encontros, foi trabalhado o “Design Thinking”, abordagem de resolução de problemas que tem como pilares a cocriação, a experimentação e a empatia. Para a coordenadora do Escritório de Projetos e Inovação do TCE, Bárbara Couto Cançado Santos, a capacitação superou as expectativas. “Existem muitos treinamentos teóricos ofertados no mercado, mas o exercício prático com as ferramentas de Design Thinking é que traz a segurança e o conhecimento necessários para trabalhar a inovação em sua completude”, disse a gestora.

Bárbara acrescentou que essa formação deve auxiliar na implementação do Laboratório de Inovação do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, o Inova! TCE. “A metodologia apresentada pelo LAB.mg será utilizada para trabalhar as ideias e os projetos estratégicos do Tribunal e temos certeza que assim produziremos melhores produtos e serviços para a sociedade”.

Uma das instrutoras da capacitação foi a diretora Central de Inovação da Ação Governamental e coordenadora do LAB.mg pela Seplag, Gabriela Martins. Segundo ela, ao demonstrar a abordagem do Design Thinking é possível propor soluções para os problemas públicos voltados às reais necessidades dos usuários, considerando o momento do desenho destas soluções, a experiência e as vivências dos diversos atores envolvidos.

“Propusemos um formato aplicando a metodologia que utilizamos ao longo dos projetos que desenvolvemos no LAB.mg. Isso proporcionou aos servidores do TCE a experiência de participar, de fato, de oficinas que utilizam a abordagem de Design Thinking, o que extrapola os conhecimentos e aprendizados adquiridos nas aulas expositivas”, explicou Gabriela.

LAB.mg

O LAB.mg, lançado em outubro de 2020 pela Seplag e pela FJP, realiza diversas ações com o intuito de promover melhorias que qualifiquem ainda mais a prestação do serviço público pelo Governo de Minas. Neste mês, a equipe lançou o livro digital “Pesquisa de Experiência do Usuário – Aplicação na Gestão Pública”, em que metodologias de UX – user experience – são catalogadas e casos de sucesso, já observados pela gestão, são apresentados. Para acessar a publicação, clique aqui.

Tags