Entenda o passo a passo para tirar carteira de identidade nas UAIs

Conteúdo Principal
Submitted by 08965764696 on
Publicado em:

O agendamento do serviço é gratuito nos canais oficiais do Governo de Minas

As 31 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) do estado disponibilizam o serviço de emissão de carteira de identidade, do Instituto de Identificação da Polícia Civil de Minas Gerais. Para solicitar o documento, basta acessar os canais oficiais do Governo de Minas, que são o Portal MG (www.mg.gov.br) e o aplicativo MG App Cidadão, e agendar gratuitamente um horário na sua UAI de preferência.

Não há a cobrança de nenhuma taxa para o agendamento nos canais oficiais. É importante lembrar, no entanto, que para a segunda via da carteira de identidade é necessário apresentar, no atendimento, o comprovante de pagamento do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) correspondente ao valor do serviço de emissão da identidade.   

Entenda o passo a passo:

Agendamento: O agendamento do serviço é gratuito no Portal MG (www.mg.gov.br) e no aplicativo MG App Cidadão, disponível para Android e iOS. Não é necessário pagar nenhuma taxa para garantir um horário de atendimento nas UAIs. 

No agendamento, são informados dados pessoais e de contato do solicitante, como nome, data de nascimento, estado civil, número de RG (em caso de segunda via), telefone e e-mail. 

Pagamento de guia: A primeira emissão de carteira de identidade no Estado (primeira via) é gratuita. A partir da segunda via, é cobrada uma taxa de R$ 74,23. Esse valor não se refere ao agendamento, que é gratuito, e sim à emissão da identidade. 

Para quitar a taxa, emita o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), disponível na área de agendamento do Portal MG ou do MG App. No dia agendado para tirar o documento, é necessário apresentar a guia impressa e o comprovante de pagamento.

Emissão da carteira de identidade: O cidadão deverá comparecer à UAI escolhida, no horário agendado, portando: 

- 2 fotos 3x4 (padrão exigido pela Portaria nº 02/2019);

- Guia DAE impressa e comprovante de pagamento;

- Certidão de nascimento (solteiros), ou certidão de casamento (casados e viúvos), ou certidão de casamento com averbação (separados e divorciados), original ou cópia autenticada.

- Opcional: caso o solicitante tenha interesse, é possível incluir na carteira de identidade os números de CPF e PIS / Pasep, basta apresentar os documentos comprobatórios.

- Menores de 16 anos devem comparecer acompanhados por pai, mãe ou responsável legal, que necessitam apresentar documento com foto.

Retirada da carteira de identidade: Após emitir o documento na UAI, a data para que o cidadão busque a identidade finalizada é informada no protocolo de atendimento. O prazo é de aproximadamente uma semana. O cidadão deve, então, acessar o Portal MG ou o MG App e realizar um agendamento para a retirada na unidade.