Artigo: Gerenciamento de riscos em projetos da administração pública: características, requisitos e

Categoria do Documento
Trilhas de Desenvolvimento
Descrição do documento

O Estado de Minas Gerais vem passando por um processo de modernização da máquina administrativa desde 2003, quando teve início o programa governamental intitulado Choque de Gestão. O objetivo maior do programa é aproximar a gestão pública estadual de um modelo mais moderno e eficiente, baseado em técnicas de gestão já consagradas no setor privado. Dentre as diversas medidas tomadas neste sentido, destaca-se a adoção de uma metodologia de Gestão de Projetos no monitoramento dos projetos estratégicos do Estado, entendidos como prioridade de governo e denominados Projetos Estruturadores. Tal metodologia foi apoiada pela criação de um escritório de projetos, através da Superintendência Central de Gerenciamento Estratégico de Recursos e Ações do Estado (SCGERAES). Uma metodologia de gestão de projetos deve se preocupar em trabalhar com alguns pontos dos projetos que merecem especial atenção, dentre eles os riscos a que o projeto está exposto. O presente trabalho se preocupa em analisar os processos de gerenciamento de riscos na metodologia de trabalho adotada pelo estado de Minas Gerais, à luz de processos de gerenciamento de riscos já consagrados e das características peculiares dos projetos da Administração Pública.
Tema: Promover a governança entre estratégia, projetos e iniciativas no âmbito do sistema operacional.
Competência: Governança entre estratégias e iniciativas

Arquivo:
gerenciamento_de_riscos_em_projetos_da_administracao_publica_caracteristicas_requisitos_e_0.pdf
pdf. 70.99 KB