Conteúdo Principal

Eleitos tomam posse no Conselho Economia Popular Solidária

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Órgão estadual é vinculado à Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese). Membros foram eleitos para o biênio 2017/2018

 

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), empossou, nesta quarta-feira (28/6), os novos membros representantes de empreendimentos da sociedade civil no Conselho Estadual de Economia Popular Solidária (Ceeps). A solenidade ocorreu no salão da igreja São José, no centro de Belo Horizonte.

Os seis conselheiros do órgão subordinado à Sedese foram eleitos para o biênio 2017/2018. O Ceeps é bipartite e paritário, com a participação de seis representantes da sociedade civil – de empreendimentos e de apoio à economia popular solidária – e seis do Governo do Estado. O conselho é a instância máxima no Executivo estadual para deliberar e consolidar a política de economia popular solidária. 

Os novos membros titulares empossados pela secretária da Sedese, Rosilene Rocha, foram: Samuel da Silva (Cáritas), Ivaneide da Silva Souza (Central Cooperativa Rede Solidária de Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Minas); Aelson dos Santos (Courosin – Indústria e Comércio); Flávia Assis Alves (Núcleo de Estudos sobre o Trabalho Humano da UFMG); Luis Carlos de Oliveira (Rede Mineira de Educadores de Economia Popular Solidária); e Francisca Paulina da Silva (Cooperativa de Confecção e Arte).

Em esquema de rodízio com a sociedade civil, o subsecretário de Trabalho, Emprego e Renda da Sedese, Antônio Lambertucci, é o atual presidente do Ceeps, representando o governo. Têm assento no colegiado, ainda, conselheiros das secretarias de Estado de Fazenda (SEF), Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Planejamento e Gestão (Seplag).

Na oportunidade, Rosilene Rocha reiterou os compromissos da Sedese com o movimento de economia popular solidária e solicitou à equipe técnica da Sedese um levantamento de custos para que representantes do setor no interior do estado também possam participar das reuniões do Ceeps em Belo Horizonte.

 “Estamos com uma situação de dificuldade financeira no Estado, mas quero que tenham certeza: vocês têm na direção da Sedese, hoje, uma frente de luta e resistência em prol da economia solidária”, disse, lembrando que não é só por dever de ofício, por obrigação, mas por acreditar nesse trabalho. 

A conselheira empossada Francisca Paulina da Silva, da Cooperativa de Confecção e Arte, afirmou que, agora, no conselho, vai “buscar espaço para trabalhar e garantir uma vida digna e cidadã às pessoas. Estou muito feliz e temos uma ferramenta importante, que é o Ceeps, um caminho para sermos reconhecidas como cidadãs”, disse.

 

Ceeps

O processo eleitoral do Conselho Estadual de Economia Popular Solidária (Ceeps) foi aberto em fevereiro deste ano, com a publicação de edital com as datas e regras para a escolha dos novos representantes. Ao todo, foram habilitadas 19 entidades, das quais 12 se candidataram às seis vagas dentro do prazo previsto na publicação. A escolha dos novos representantes ocorreu em 4 de maio, na Plenária do 7º andar da Casa de Direitos Humanos (CDH), na capital.

Neste percurso, haverá, ainda, a necessidade de mudança na lei que criou o Ceeps, para a abertura de nova composição do órgão. Segundo a Sedese, isso se deve a uma questão técnica resultante da reforma administrativa, que fundiu e incorporou a antiga Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) à estrutura da atual Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes).