Seplag lança metodologia de avaliação de desempenho para prestadores de serviços
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Superintendência Central de Recursos Logísticos e Patrimônio, lançou a Metodologia de Avaliação de Prestadores de Serviços. Disponível no Portal de Compras de Minas Gerais, o documento trata do relacionamento com os prestadores de serviços e busca mensurar e monitorar os serviços prestados pelos fornecedores do Executivo.
A metodologia, uma continuidade do processo de avaliação de fornecedores de materiais já em utilização desde o final de 2012, busca traduzir em critérios objetivos as obrigações a serem cumpridas pelos prestadores de serviços. Semelhantes aos adotados para avaliar os fornecedores de materiais, os critérios são prazo, qualidade, segurança no do trabalho e verificação de documentos, entre outros.
Contínua e orientada por indicadores, a avaliação de desempenho poderá contribuir para aprimorar a prestação dos serviços. Além disso, poderá fornecer subsídios para eventuais processos punitivos contra fornecedores que descumprem regras contratuais, reconhecer os melhores fornecedores, identificar dificuldades e propor melhorias.
A avaliação dará suporte à montagem de uma base de dados que permita a apuração do índice de desempenho do prestador de serviço em diversas dimensões, contribuindo para o desenvolvimento dos fornecedores e melhoria da gestão contratual pelo Estado, explica o superintendente Central de Recursos Logísticos e Patrimônio, Jean Mattos.
Conforme a diretora Central de Licitações e Contratos, Luciana Drumond, com a aplicação da metodologia, as regras da relação entre Estado e fornecedores em uma execução contratual ficam mais claras, resultando na melhoria do controle e da gestão de contratos.
Fornecedores de materiais
No caso da aquisição de materiais, o desenvolvimento da metodologia de Avaliação de Fornecedores na Gestão Contratual teve início em 2012 e já é aplicada desde o início de 2013. Compreende a pontuação dos fornecedores em critérios como prazo, qualidade, quantidade e documentação relativa à mercadoria. Neste ano, com a adoção foi facultativa, foram avaliados 358 fornecedores em 5.270 recebimentos de materiais. A nota média foi de 91,5, conceito A.
Em 2014, a avaliação dos fornecedores de materiais deve se tornar obrigatória por meio de resolução a ser publicada pela Seplag.