Seplag lança Manual de Sustentabilidade para equipamentos de informática
Adoção de critérios sustentáveis para aquisição de computadores, notebooks, serviço de impressão e cabeamento passa a ser obrigatória no Executivo
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Superintendência Central de Recursos Logísticos e Patrimônio (SCRLP), lançou nesta segunda-feira (30/12) o Manual de Sustentabilidade para a Família de Equipamentos de Informática. A partir da publicação, disponível no Portal de Compras do Estado, a adoção de critérios sustentáveis para a aquisição de computadores, notebooks, serviço de impressão e cabeamento estruturado passa a ser obrigatória a todos os órgãos e entidades do Governo de Minas.
Elaborado pela Diretoria Central de Licitações e Contratos (DCLC) em conjunto com a Diretoria Central de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (DCGRTIC), o manual segue a determinação do Decreto Estadual nº 46.105/2012, que normatiza a política de compras públicas sustentáveis na administração pública estadual.
De acordo com o superintendente Central de Recursos Logísticos e Patrimônio, Jean Mattos, o uso de materiais livres de chumbo, monitores de LED e tinta atóxica estão entre os critérios adotados.
O conteúdo do manual traz especificações sustentáveis, boas práticas de uso e consumo e descarte adequado para os equipamentos de informática com o intuito de destacar práticas sustentáveis, promover a cultura do não-desperdício e a sustentabilidade em todo o ciclo de vida da contratação, explica Mattos.
Política de sustentabilidade
O Decreto nº 46.105/2012 estabelece a coordenação dos estudos técnicos para viabilizar a inserção de critérios de sustentabilidade em famílias de materiais, serviços e obras, o que poderá ser realizado em conjunto com outros órgãos e entidades do Executivo estadual, conforme a natureza dos itens a serem adquiridos ou contratados.
O Manual de Sustentabilidade para a Família de Equipamentos de Informática é a primeira publicação a partir dos estudos técnicos determinados pela política de compras sustentáveis.