Conteúdo Principal

Fórum do Norte de Minas aprofunda discussão com sociedade local

Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

Aprofundar o olhar do Governo sobre a região do Norte de Minas, a partir das escolhas definidas pela sociedade civil, e indicar cinco estratégias regionais a serem pactuadas entre a sociedade e o Estado, com acompanhamento intensivo. Com esses objetivos foi iniciada nesta terça-feira (29) a primeira reunião do Fórum Regional do Norte de Minas, em Montes Claros (Norte do Estado).

O evento constitui a terceira etapa do Projeto Governança em Rede, iniciada com a reunião do Comitê Regional (formado pelos integrantes do Governo na região) e que teve sequência com o Encontro Regional, em outubro – em que foram definidas duas prioridades por rede e eleitos os representantes da sociedade civil.

O fórum termina nesta quarta-feira (30) e reúne, além desse comitê, esses representantes da sociedade, escolhidos para acompanhar a efetivação das estratégias escolhidas na ocasião. Ao final do encontro serão escolhidas cinco dessas estratégias, que serão monitoradas de forma intensiva – pactuadas com o governador Antonio Anastasia – e irão constar do Caderno de Prioridades Estratégicas Regionais. A partir daí, as estratégias escolhidas serão acompanhadas em seus desdobramentos, dentro dos programas e projetos estaduais, até sua implementação.

Na abertura dos trabalhos, divididos em duas salas, os grupos participaram de atividades distintas. Os membros do Comitê Regional foram informados sobre o encaminhamento das demandas da região na última reunião da Câmara Multissetorial, realizada em 18 de novembro. Enquanto isso, os integrantes da sociedade foram capacitados sobre o funcionamento do Governo, para entenderem de que forma os programas e projetos do Estado se relacionam com as prioridades que elegeram para a região.

Esta é a primeira de uma série de reuniões, para que a gente possa dar seqüência a esse monitoramento compartilhado nos projetos e programas escolhidos como prioritários na região Norte do Estado, disse a superintendente Central de Coordenação Geral da Secretaria de Planejamento do Estado, Silvia Listgarten.

Inclusão

Para o representante da Rede de Atendimento à Saúde, Célio André Silva Castro, reforçou a importância da participação direta da sociedade civil nas decisões do Estado para o Norte de Minas. Em um contexto geral, o povo está incluído nesse processo. Isso traz grande satisfação para a região, reconhecida pela seca e tantos outros problemas. E a saúde é uma área que precisa, por isso mesmo, receber um tratamento diferenciado.

Ele chamou a atenção para o atendimento de urgência e emergência, uma questão escolhida como prioritária no Encontro Regional. É preciso oferecer qualidade nesse atendimento, que é a porta de entrada da maioria dos cidadãos na rede pública. Temos que ter um suporte diferenciado nessa questão, acrescentou.

A representante da Rede de Educação e Desenvolvimento do Capital Humano, Claudirene Rodrigues de Souza, afirma que a aproximação governamental das necessidades do Norte de Minas representa um grande passo do Estado para entender o que acontece na região. É uma grande surpresa para a gente saber que hoje o Governo está voltado para a resolução dos nossos problemas. Minha expectativa é a melhor possível, disse ela, que integra o Conselho Municipal de Educação de Montes Claros.