Conteúdo Principal

Atividades agradam durante Semana do Servidor

Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

A feira de peças de artesanato confeccionadas pelos adolescentes das unidades da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase), da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), como parte das atividades da Semana do Servidor (27 a 30/10), atraiu a atenção de muitos servidores.  

 

A feira apresentou as peças produzidas pelos alunos da Escola Estadual Jovem Protagonista, que funciona dentro de sete unidades socioeducacionais na região do Horto, em Belo  Horizonte, da unidade Santa Clara, localizada no bairro Capitão Eduardo em Sabará, e de unidades independentes como Justinópolis, Santa Helena, Sete lagoas e Juiz de Fora.

Para Tiago Sanzio, vice-diretor da Escola Estadual Jovem Protagonista, a exposição foi oportunidade para mostrar a importância do trabalho socioeducativo. É fundamental a união entre as secretarias para que eventos como esse sejam realizados. O trabalho é de suma importância. Os cerca de 380 jovens atendidos pelo programa socioeducacional  têm aula pela manhã e atividades à tarde. O artesanato é uma forma de não deixá-los ociosos e ao mesmo tempo ajuda a desenvolver o talento e autoestima, disse.

Já no prédio Minas os servidores puderam apreciar os trabalhos dos detentos do Complexo Penitenciário Nelson Hungria, localizado em Nova Contagem.  Entre os produtos, bolas da fábrica Trivela, que funciona dentro da penitenciária e emprega 70 presos. As bolas são distribuídas para todo o Estado.

Evair Polidório dos Santos, coordenador regional cultural da Região Integrada de Segurança Pública (RISP), que abrange  14 presídios em Ribeirão da Neves, Contagem e Betim, informou que o Complexo Nelson Hungria abriga ainda fábricas de gesso, bloco e cola, além de marcenaria, serralheria, tornearia e uma fábrica de brinquedos pedagógicos feitos com madeira doada por algumas empresas. Há também trabalhos de musicalização, teatro, recital e aulas de violão. Tudo para ajudar na ressocialização do detento.  Para ele, eventos como a exposição realizada na Cidade Administrativa aproximam os profissionais ligados à socialização das várias secretarias. Isso valoriza o trabalho do preso, ressaltou.

Marilda Ferreira, funcionária da Secretaria de Estado da Casa Civil, aprovou o evento. Conheci os trabalhos dos adolescentes. Esses meninos estão tendo a chance de se ressocializarem. Essa experiência deveria se repetir sempre, disse. Rosângela França, também servidora da Casa Civil, também aprova. Além de ser um incentivo para os meninos, o evento contribuiu para que as pessoas conheçam os trabalhos  realizados pelos programas socioeducativos, finalizou.

Avaliação 

Gabriel Lara Rodrigues, funcionário da Intendência e organizador da Semana do Servidor, considerou a experiência bastante positiva. Foi a primeira Semana do Servidor nesse formato. Houve um bom comparecimento do público, principalmente no horário do almoço, e as pessoas gostaram muito. Ele destacou a boa presença verificada em atividades como a peça Meu tio é tia, a corrida e caminhada. Foi um evento importante, pois uniu pessoas de diferentes órgãos e isso ajuda a dar um sentimento de pertencimento ao espaço, deixando a Cidade Administrativa mais humanizada. Isso aqui  é o lugar do servidor, concluiu.

/