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Compras do Governo de Minas com micro e pequenas empresas aumentam 47%

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Dados foram apresentados durante a 4° edição do Fomenta Minas, em Varginha

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Os investimentos em compras governamentais em Minas Gerais totalizaram cerca de R$4,8 bilhões entre janeiro e agosto de 2013. Desse valor, R$459 milhões foram gastos nas compras realizadas entre o governo estadual e micro e pequena empresas (MPEs), um aumento de 47% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando essas compras somaram R$ 312 milhões. Esses dados foram apresentados pelo subsecretário de Planejamento, Orçamento e Qualidade do Gasto da Seplag, André Reis, nesta quarta-feira (2/10), durante a 4ª edição do Fomenta Minas, em Varginha.

Esse crescimento é reflexo da simplificação das normas, sistemas e procedimentos e da desburocratização que facilitam a participação das micro e pequenas empresas nas compras governamentais, explicou o subsecretário André Reis. Das compras realizadas neste ano de micro e pequenas empresas, 87% foram com empresas mineiras.

O evento, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas) em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), orienta como micro e pequenas empresas mineiras podem vender para o poder público.

As MPEs representam 87,38% do total de empresas mineiras e, a partir de dezembro de 2011, passaram a ter exclusividade nas compras de bens e serviços do Governo de Minas até R$80 mil. As MPEs representam aproximadamente 64% das empresas cadastradas no Cadastro Geral de Fornecedores (Cagef).

André Reis falou sobre as políticas de compras governamentais no Estado de Minas Gerais, destacando a consolidação da política de Qualidade e Produtividade do Gasto por meio de um conjunto de iniciativas que asseguram o aprimoramento contínuo da alocação dos recursos públicos. Além disso, o subsecretário ressaltou o planejamento de compras, a avaliação de fornecedores e a gestão estratégica de suprimentos, que tem como objetivo aperfeiçoar o processo de compras públicas, incorporando sustentabilidade, qualidade e produtividade.

O Governo do Minas, ciente de suas competências e deveres constitucionais e de seu poder de compra, tem adotado diversas práticas que visam incorporar sustentabilidade aos negócios desenvolvidos, entre eles compras, explicou André Reis.

Os representantes da Superintendência Central de Recursos Logísticos e Patrimônio (SCRLP), Luciana Drumond e Welson Souza, apresentarão palestras, nesta quinta-feira (3/10), sobre as compras públicas no Fomenta Minas. Também foi montado no evento um estande do Governo de Minas para os empresários interessados em se tornar fornecedores se informarem mais sobre o assunto.

O encontro reúne empresários e gestores estatais com o objetivo de promover uma aproximação entre os setores público e privado para ampliar a participação das micro e pequenas empresas e dos empreendedores individuais nas contratações estaduais. Foram apresentados os procedimentos e exigências dos compradores públicos, quais são os bens e serviços mais demandados, as principais modalidades de compras, entre outras informações.

A programação do evento incluiu, além de palestras, painéis temáticos, seminários, oficinas, cursos e Rodadas de Negócios com micro e pequenas empresas fornecedoras e órgãos públicos com interesses de compra e venda comuns.

O Fomenta Minas é realizado de forma itinerante para aumentar a participação das MPEs no volume de compras dos órgãos de governo e das empresas estatais, proporcionando a aproximação entre pequenos negócios e grandes demandantes de produtos e serviços.