Workshop de Compras reúne Governo e empresários no auditório da Fiemg
BELO HORIZONTE (28/9/2012) A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) realizou seu I Workshop de Compras Governamentais da RMBH, na manhã desta sexta-feira (28), no auditório da instituição. A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, participou do encontro com membros do setor empresarial e apresentou a Política de Compras do Governo de Minas. Ela destacou os avanços da atual administração ao tornar o processo de licitações e compras públicas mais transparente, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento das micro e pequenas empresas do Estado.
Foi um grande desafio, pois antes de 2003, todo o regime de compras era centralizado na Secretaria de Planejamento. Hoje, cada secretaria faz a sua aquisição de forma descentralizada, através dos nossos sistemas que detém o controle de 100% dos processos de aquisição. Além disso, temos o Portal de Compras que oferece uma tabela de melhores preços e o cadastro de fornecedores, afirma a secretária da Seplag.
Reconhecido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Banco Mundial (Bird) como referência no sistema de compras públicas, a política de compras governamentais promove ainda o sistema de pregão eletrônico. Esta modalidade é responsável por 90% das transações, pois permite às empresas participarem do processo de licitação pela internet. Em 2011, o Estado gerou um volume de R$ 4,5 bilhões com aquisições envolvendo micro e pequenas empresas, sendo cerca de 70% delas mineiras.
O Governo de Minas tem procurado estreitar ainda mais as relações com essas empresas, simplificando os processos que envolvem as licitações. Hoje com um bom edital de licitação e as empresas com toda a documentação necessária, é possível realizar um processo de licitação em, aproximadamente, 20 dias, disse o assessor da Subsecretaria de Orçamento, Planejamento e Qualidade do Gasto da Seplag, Jean Mattos Duarte.
Ainda dentro da política de aproximação das empresas, Jean lembrou a atuação do programa Minas Fácil junto aos empreendedores de Minas na abertura de novos negócios. O serviço é realizado em parceria com diversos órgãos e disponibiliza o CNPJ e a inscrição estadual, além de outros documentos, em até oito dias.
As empresas podem se cadastrar no Portal de Compras, verificar os editais de licitação, consultar as tabelas de melhores preços e ser um fornecedor de acordo com a lista das famílias de produtos, lembra Jean. Os produtos desta lista apresentam demandas que vão desde materiais de escritório a peças de reposição e manutenção de veículos.
Negócios e investimentos
O vice-presidente da Fiemg e presidente do Conselho da Indústria da Defesa e Compras Governamentais, Marco Antonio Castelo Branco, esteve no workshop e elogiou os esforços do Governo de Minas e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) na gestão das licitações e disse que o momento é propício para o crescimento das empresas que se beneficiam do setor de compras públicas.
Sabemos da preocupação e do esforço do Governo de Minas para a realização de investimentos em nosso estado, e isso se configura com o processo de licitações adotado pela Seplag. É um componente importante para a abertura de novos mercados, ampliação dos negócios para a indústria e criação de novas empresas, disse Castelo Branco.
O superintendente de Desenvolvimento Empresarial da Fiemg, Sérgio Augusto Lourenço, considera ser promissora a efetiva participação das empresas enquanto fornecedoras de produtos ao Estado. O fornecimento de produtos por essas empresas ao Governo mineiro tende a criar uma concorrência natural, o que é muito bom. Dessa forma teremos mais qualidade nos serviços que são oferecidos a preços competitivos. É daí que surgem potenciais negócios.
Depoimentos
O presidente da empresa de cabeamento estruturado Máxima Net Ltda, Robson Soares da Costa, considera os instrumentos utilizados pelo Governo de Minas para aquisição de produtos como transparente e necessária para o fortalecimento das empresas e elogiou a capacidade técnica dos servidores da Seplag na condução das licitações.
O Governo de Minas honra compromissos, é transparente nas suas ações e tem equipe capaz de realizar todo o processo de licitação com rapidez e segurança. Isso é ótimo para minha empresa que está 12 anos no mercado com um produto que, até então, era fornecido por poucas empresas no Brasil, releva Robson.
Da mesma forma, o diretor comercial da Tambasa Atacadistas, Alberto Portugal, parabenizou o Estado pela realização do pregão eletrônico que diminuiu os custos antes gastos com o pregão presencial. O Governo de Minas avança e muito com o formato de pregão eletrônico, pois diminuímos consideravelmente os custos com licitações no modelo presencial. É um dinheiro podemos utilizar para fazermos novos investimentos concluiu.