Seplag participa do I Workshop do Prodev
(BELO HORIZONTE - 16/08/2012) - A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, participou, nesta quinta-feira, 16, da abertura do I Workshop do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Gestão para Resultados – Prodev: Capacitação para a Construção de Indicadores de Gestão nas Áreas de Saúde, Educação, Segurança Pública e Pesquisa Salarial. O evento é uma realização do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e da Fundação João Pinheiro (FJP).
Com participação de 22 estados, o encontro tem como objetivo capacitar os técnicos representantes das unidades da federação para o desenvolvimento e aplicação de indicadores de gestão nessas áreas.
Inserido no contexto de modernização da gestão pública, o Prodev tem como fundamentos a administração orientada para resultados e a mudança da cultura gerencial na administração pública.
Este projeto também torna possível o compartilhamento de experiências dos diversos estados nessas áreas e, com a definição desses indicadores, poderemos identificar onde estamos para definir onde queremos chegar, observou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais e 2ª vice-presidente do Consad, Renata Vilhena.
Prodev
Idealizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e executado pela Fundação João Pinheiro, o Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Gestão para Resultados (Prodev) realizou pesquisas salariais nos estados brasileiros e no Distrito Federal, nos anos de 2010 e 2011, para a construção de um banco de dados composto por informações sobre valores de remuneração do funcionalismo público.
Essa base de dados possibilita traçar o perfil das realidades díspares em relação à gestão das Unidades da Federação e fornece subsídios para a elaboração de políticas mais eficazes para o fortalecimento da Gestão para Resultados nos estados, explicou a diretora do Centro de Estudos de Políticas Públicas da Fundação João Pinheiro, Juliana Chiari.
Próximos passos
Para 2012, além da terceira edição da Pesquisa Salarial, o projeto prevê a construção de indicadores de gestão e de desempenho para as áreas de Saúde, Educação e Segurança Pública. Relacionados aos processos internos da administração, esses indicadores servirão como medida da eficácia e eficiência desses processos, de modo a favorecer o alcance dos objetivos finalísticos dessas três áreas.
Com base nesses dados, os estados serão capazes de avaliar e comparar seu desempenho com as demais Unidades da Federação. Os indicadores possibilitarão, ainda, a identificação das práticas com melhores níveis de desempenho nas diversas áreas/atividades e irão auxiliar o processo de discussão e formulação de políticas públicas e a avaliação dos seus resultados, permitindo a construção de critérios claros para a priorização de políticas e programas e a alocação de recursos.
A aplicação da metodologia está disponível para todos os estados que voluntariamente, por meio do Consad, fizerem a adesão (www.consad.org.br).