Conteúdo Principal

Solução de problemas é tema de workshop

Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

/

Atividade faz parte do Programa Gestão de Processos em Foco

Representantes de diversas áreas estratégicas do Governo de Minas se reuniram no 2º Workshop do Programa Gestão de Processos em Foco, realizado na última sexta (7/6). Esse foi o segundo da série de oito workshops que compõem o programa e trouxe o tema Geração de ideias para resolução de problemas.

Durante o workshop, gerentes de processos estratégicos e assessores de Gestão Estratégica e Inovação (Ageis) discutiram gargalos e boas práticas. Além disso, os gerentes preencheram a Tabela de Criticidade das Oportunidades de Melhoria, que avalia os problemas identificados para a gestão dos processos estratégicos e, em seguida, esses principais problemas foram analisados por grupos de discussão que preencheram a Matriz de Impacto X Recursos.

Foram elencados os gargalos que, uma vez solucionados, gerariam maior impacto em termos de melhoria, com menos alocação de recursos adicionais. No final do evento, os principais pontos da discussão foram apresentados em plenária pelos participantes.
As atividades foram mediadas pela diretora Central de Políticas de Otimização de Processos da Seplag, Vanice Ferreira, que explicou a proposta do evento. O principal ganho de estruturar os encontros em formato de workshops é a possibilidade de troca de experiências entre os gerentes, bem como da discussão de problemas comuns e de soluções alternativas e inovadoras que contribuam para o avanço e melhoria contínua do desempenho dos processos estratégicos, afirmou.

O workshop também contou com a participação do gerente do Projeto Gespública e responsável pela Gerência de Projetos de Aperfeiçoamento dos Modelos e Referenciais das Políticas de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Bruno Palvarini, que ministrou a palestra Gestão de Processos: dos problemas às soluções. 

Bruno destacou alguns dos principais problemas encontrados em iniciativas relacionadas à gestão de processos, como altos custos, desperdício de tempo até a percepção efetiva de melhorias, soluções pouco inovadoras, riscos de perda da sincronia do processo documentado com a realidade e frustrações com a não realização da estratégia por meio dos processos de trabalho.

O especialista relatou experiências na área e apresentou ideias que podem auxiliar para o sucesso das iniciativas em gestão de processos, destacando principalmente a busca por métodos baseados em soluções, não em problemas. O objetivo é conquistar maior envolvimento de pessoas, inovação, consumo de menos recursos e tempo até a percepção real de melhorias, resultados mais sustentáveis, melhores decisões e clima de trabalho mais agradável.

A subsecretária de Gestão da Estratégia Governamental, Adriane Ricieri, destacou a relevância da participação pessoal na gestão estratégica. É muito importante o envolvimento de pessoas nos processos de mudança, o que é ainda mais desafiador na esfera pública, afirmou.

Gestão de Processos em Foco
O objetivo do Programa Gestão de Processos em Foco é mobilizar lideranças para a prestação de melhores serviços por meio da gestão eficiente dos processos estratégicos de governo, contribuindo para o alcance da Gestão para a Cidadania. Ele vai possibilitar a melhoria do gerenciamento de cada processo e a capacitação dos gerentes, servidores e colaboradores envolvidos.

O primeiro workshop foi realizado no dia 30/4, na ocasião do lançamento do programa. O Gestão de Processos em Foco foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), com uma parceria entre a Subsecretaria de Gestão da Estratégia Governamental (Suges) e a Superintendência Central de Governança Eletrônica (SCGE), por meio da Diretoria Central de Políticas de Otimização de Processos.