Conteúdo Principal

Governo de Minas apresenta modelo de gestão de pessoas no Pará

Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

O modelo e as práticas em gestão e desenvolvimento de pessoas do Governo de Minas serão destaques do I Fórum de RH na Gestão Pública, que acontece nesta sexta-feira (25), em Belém (PA). O desafio da Gestão de Pessoas na Administração Pública será o tema da palestra magna de abertura a ser ministrada pela subsecretária de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Fernanda Siqueira Neves.

Cerca de 200 gestores de pessoas no setor público brasileiro são esperados no evento, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Pará (ABRH-PA) e pela Secretaria de Estado de Administração e Secretaria Especial de Estado de Gestão.

Em sua palestra, Fernanda Neves vai apresentar as estratégias adotadas para aprimorar o modelo de gestão de pessoas no Governo de Minas, inseridas na evolução do Choque de Gestão. Entre essas estratégias, estão ações para atrair e reter talentos técnicos e gerenciais nos quadros da administração da gestão pública, ampliar o quadro de profissionais de alta qualificação e aprimorar e consolidar o modelo meritocrático visando a profissionalização do serviço público.

Meritocracia

A gestão de pessoas compõe um dos pilares da estratégia do Governo de Minas desde 2003. No modelo de meritocracia, várias ferramentas e ações foram implementadas como o desenvolvimento das carreiras, a profissionalização dos gestores públicos, o Acordo de Resultados, o Prêmio por Produtividade e a avaliação de desempenho individual.

Evolução da gestão

O novo modelo de gestão implantado pelo Governo de Minas, em 2003, está em sua terceira geração. A primeira, conhecida como Choque de Gestão (2003/2006) correspondeu ao período de ajuste fiscal, revitalização do planejamento e retomada dos investimentos. Para acabar com o déficit, o Executivo estabeleceu a diretriz de gastar menos com o Estado para investir mais no cidadão. Em 2004, foram assinados os primeiros Acordos de Resultados.

De 2007 a 2010, na segunda geração conhecida como Estado para Resultados, o Governo consolidou o acompanhamento de projetos nas secretarias e órgãos. O Acordo de Resultados foi ampliado e houve um desdobramento de metas para as equipes.

Na atual etapa, conhecida como Gestão para a Cidadania, o governo instituiu o conceito de redes transversais e intersetoriais para execução de programas. A sociedade civil passa a participar efetivamente e as estratégias e metas são estabelecidas de forma regionalizada. A Gestão para a Cidadania introduz o conceito de Estado em Redes, que prevê o trabalho integrado de diversas áreas temáticas para execução de programas e a regionalização das ações governamentais, com a participação da sociedade civil.

Acordo de Resultados

O Acordo de Resultados é uma iniciativa do Governo de Minas que busca garantir o alcance dos objetivos estratégicos traçados pela administração pública para a melhoria da vida do cidadão. Ele prevê metas estipuladas para cada equipe em consonância com os indicadores finalísticos, atrelados ao Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), que contempla objetivos de longo prazo até 2030.

Fórum

O I Fórum de RH no Setor Público tem como objetivo ser uma fonte de idéias inspiradoras para a formulação de modelos, processos, estratégias e metodologias para desenvolver um conjunto de habilidades e competências pessoais e organizacionais necessárias à transformação da gestão do serviço público, em uma gestão de excelência.