Programa vai desenvolver novos talentos para a Gestão por Resultados

Conteúdo Principal
Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

Imagem removida.

Inscrições de servidores públicos poderão ser feitas até 21 de abril

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) publicou no sábado, 29 de março, no Diário oficial do Estado – jornal Minas Gerais, edital com o regulamento do Programa Lideranças Especialistas para o Futuro: Desenvolvendo Novos Talentos para a Gestão por Resultados. O programa tem o objetivo de desenvolver talentos para a gestão de resultados no Executivo estadual a partir da transmissão de experiências, do desenvolvimento de habilidades e da ampliação de relacionamentos propiciados pela interação dos tutorados com lideranças experientes, denominadas tutores,  também do Governo de Minas. 

O projeto piloto do programa será desenvolvido inicialmente com 50 tutores em Belo Horizonte. Esses tutores, lideranças ícones do Governo de Minas são, entre outros, diretores, presidentes e gestores de órgãos e  entidades do Executivo mineiro. Cada tutor irá acompanhar até três gestores. Os servidores interessados em participar do programa podem se inscrever a partir desta terça-feira, 1º de abril, até 21 de abril, por meio do formulário eletrônico disponível no hotsite do programa: www.planejamento.mg.gov.br/tutoria.

No lançamento do programa, em 28 de março, a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, ressaltou a importância do programa como  oportunidade de interagir com pessoas mais experientes para facilitar o desenvolvimento de habilidades profissionais. O processo de tutoria é uma oportunidade de convivência e troca de experiências e orientação de carreiras, numa interação fora do padrão chefia-equipe, disse. 

Para se tornar um tutorado, o servidor precisa ser efetivo, com estágio probatório concluído, possuir experiência gerencial no serviço público estadual, ter obtido nota igual ou superior a 85% na última avaliação de desempenho e estar em exercício ou residir em Belo Horizonte. 

Desenvolvimento do programa

Os tutores vão transmitir suas experiências aos tutorados em reuniões mensais, com duração mínima de 2 horas. Além disso, o tutor poderá definir outras formas de interação com o tutorado, podendo ser desde o agendamento de outros encontros, até a utilização de ferramentas como e-mails, skype e telefone. A primeira reunião será realizada na segunda quinzena de maio e, ao final do programa, tutores e tutorados receberão um certificado de participação.

A iniciativa vai desenvolver competências gerenciais e essenciais, construir memória organizacional e garantir que o conhecimento de servidores experientes se perpetue no Governo do Estado, proporcionando redes de relacionamento capazes de alavancar o conhecimento e desenvolvimento de competências dos tutorados, explicou a subsecretária de Gestão de Pessoas da Seplag, Fernanda Neves, responsável pelo programa.

Ralph Chelotti, do Instituto  Humanish, ao dar seu depoimento no lançamento do programa, disse acreditar que a tutoria é uma ferramenta de gestão do conhecimento que visa a motivação e a retenção de know-how da organização. É uma forma de desenvolver novos líderes que crescem dentro da organização e, ao mesmo tempo, valorizar a prata da casa, que são os empregados mais antigos, disse. 

Igor Godoy, responsável pela prática de serviços públicos da Accenture em Minas Gerais, ressaltou, em seu depoimento, que  é importante que o tutor consiga passar um feedback claro para o tutorado e que consiga acompanhar e dar um direcionamento de carreira, gerenciando suas expectativas.  Quanto ao tutorado, disse, o mais importante é buscar proativamente a sua atuação e relacionamento no dia a dia com o tutor. 

O presidente do Grupo Andrade Gutierrez, Otávio Marques Azevedo, ressaltou que ao criar o programa o Governo de Minas traz para a administração pública conceitos extremamente importantes que a iniciativa privada pratica atualmente nas empresas.