Governo inicia Ciclo de Inovação com treinamento para servidores
Objetivo é motivar os servidores para que identifiquem
oportunidades na melhoria da prestação de serviços ao cidadão
Promover a motivação dos servidores para que identifiquem oportunidades de melhoria da prestação de serviços públicos e desenvolvam ideias que possam se transformar em projetos de governo. Esse foi o tema central do treinamento sobre o Ciclo de Inovação na Gestão Pública Estadual, realizado nesta segunda-feira (16) para as equipes de Assessores de Gestão Estratégica e Inovação (AGEIs), na Cidade Administrativa.
O treinamento ocorreu nos períodos da manhã e da tarde. Foram convidados os 160 servidores das 22 equipes que integram as Assessorias de Gestão Estratégica e Inovação que integram as secretarias de Estado e foi organizado pela Subsecretaria de Gestão da Estratégia Governamental, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).
A gestão de projetos inovadores é uma novidade no setor público brasileiro. O Governo de Minas, de forma pioneira, desenvolveu essa metodologia durante o ano de 2011 e o treinamento inicia a implementação do Ciclo da Inovação, não só propondo mudanças em estruturas e sistemas, mas buscando o aperfeiçoamento da gestão, cujo desempenho depende diretamente das pessoas envolvidas.
Inovação na Gestão Pública do Estado de Minas Gerais é o desenvolvimento de iniciativas, alinhadas à estratégia governamental, que agregam valor público às atividades de órgãos, autarquias e fundações do Poder Executivo estadual.
O Ciclo de Inovação deve contemplar todas as secretarias de Estado. Esse treinamento inicia uma nova fase, capacitando as Assessorias de Gestão Estratégica e Inovação, para que elas possam desenvolver e propor ideias inovadoras e assim possamos aplicar esse trabalho para todos os órgãos do Estado, afirma a gestora do Núcleo Central de Inovação e Modernização Institucional (NCIM), Milla Tangari.
Valor público
O coordenador de projetos do Núcleo de Inovação e Modernização Institucional, Renato Braga Fernandes, que ministrou o treinamento, destaca os objetivos do curso. O que a gente fez hoje foi estimular os servidores a desenvolver práticas: como gerar uma ideia, como pesquisá-la, como eu avalio essa ideia. Nosso objetivo principal é que eles conheçam o que devem fazer e que encontrem motivos para fazê-lo de forma engajada, vendo no nosso núcleo um grande parceiro para executar esse papel. Eles vão buscar, junto aos servidores e aos cidadãos, ideias para otimizar, qualificar e desenvolver projetos que gerem valor público.
A gestora do NCIM esclarece que o conceito de inovação deve estar atrelado ao sentido prático de melhoria dos serviços prestados ao cidadão. Qualquer melhoria significativa, de forma diferenciada, nos processos de governo a gente pode tratar como inovação, desde que ela tenha impactos e resultados mensuráveis e que agreguem valor público, complementa.
Cada Assessoria de Gestão Estratégica e Inovação (AGEI) tem até 30 de junho para apresentar no mínimo duas propostas de projetos a serem desenvolvidos em 2012 e implementados em 2013.