Renata Vilhena lança iniciativa de apoio à formação de novos líderes no Estado
Nesta sexta-feira (28/03), durante a apresentação feita pelo governador Antonio Anastasia sobre o legado de sua gestão e a agenda prioritária de governo para este ano, na Cidade Administrativa, a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, lançou o Programa Lideranças Especialistas para o Futuro, criado para desenvolver novas lideranças no âmbito do Executivo mineiro.
A iniciativa consiste em um processo de tutoria com duração de seis meses, por meio do qual lideranças, referências de boa gestão e possuidoras de grande expertise (secretários, subsecretários, presidentes de órgãos e autarquias e gestores públicos) acompanharão servidores que possuem experiência como gestor. O objetivo é propiciar ao tutorado o desenvolvimento de competências gerenciais, a troca de experiências, a ampliação da rede de relacionamentos e o aprimoramento técnico, formando novos líderes e desenvolvendo talentos de gestores no Estado.
Sabemos como hoje, no mundo, especialmente no setor público, há carência de líderes. Então, temos que compartilhar nossas experiências e quero agradecer muito aos tutores que aquiesceram. É claro que essa é uma primeira leva. Este programa, tenho certeza, será extremamente positivo, disse o governador Anastasia, um dos responsáveis por implantar em Minas Gerais a cultura da meritocracia e de programas de desenvolvimento de líderes na gestão pública.
De acordo com a secretária Renata Vilhena, o tutor irá atuar como um facilitador que irá ajudar a desenvolver habilidades profissionais e oportunidades de carreira, além de indicar posturas profissionais e boas atitudes aos tutorados. Vejo como o ponto mais importante desse processo de tutoria a oportunidade de convivência fora do ambiente de chefia e de equipe, que é um ambiente, eu diria, mais informal, para que, através dessa liberdade, o tutor tenha a oportunidade de trocar experiências e passar orientações para as carreiras desses servidores que serão tutorados, explicou Renata.
Segundo a secretária, enquanto que para os tutorados esta é uma chance de se desenvolver e se valorizar profissionalmente, para o Estado, a formação de novos líderes contribui para a formação e transmissão da cultura organizacional e o aumento da produtividade. O edital do programa será publicado neste sábado (29/03) e as inscrições começam no dia 1º de abril.
Clique aqui para conhecer a lista com o nome dos tutores