Seplag moderniza o método de avaliação
A avaliação de desempenho dos servidores do Governo de Minas evoluiu. A nova metodologia, os critérios e os procedimentos da avaliação de desempenho, agora utilizando o conceito de competências, estão previstos na Resolução nº 1, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), publicada nesta sexta-feira (4/1) no jornal Minas Gerais.
De acordo com a resolução, competência é a contribuição efetiva do servidor para o alcance de resultados institucionais cada vez melhores, utilizando seus conhecimentos, habilidades e atitudes em seu contexto de trabalho. No novo modelo, as competências são descritas de forma simples e objetiva. A subsecretária de Gestão de Pessoas da Seplag, Fernanda Neves, destaca que a avaliação ficou mais simples para facilitar a compreensão e a sua aplicação.
Foram mapeadas competências essenciais, comuns ao conjunto de servidores, para subsidiar a avaliação. A avaliação de desempenho irá considerar a contribuição do servidor nas seguintes competências: foco em resultados, foco no cliente, inovação, trabalho em equipe e comprometimento profissional.
O novo modelo em vigor a partir de agora tem foco na qualidade da avaliação, ao fornecer aos gestores uma ferramenta que contribuirá para a melhoria do desempenho das equipes. Ao mesmo tempo, será útil para o próprio servidor na percepção do seu desenvolvimento profissional, afirma Fernanda Neves.
A subsecretária ressalta ainda que o principal objetivo é o desenvolvimento do servidor. A partir do desenvolvimento, é possível melhorar as entregas. Todos saem ganhando: o servidor, as equipes, a instituição e, principalmente, a sociedade, que recebe a prestação de serviços cada vez melhores, afirma.
Etapas
O processo de avaliação será mantido como é feito atualmente, dividido nas seguintes etapas: preenchimento do Plano de Gestão do Desempenho Individual (PGDI), pela chefia imediata juntamente com o servidor no início do período avaliatório ou etapa de avaliação; realização de dois acompanhamentos no PGDI, preenchimento do Termo de Avaliação e notificação do servidor.
De acordo com Fernanda Neves, o gestor tem um papel fundamental em todo o processo. Compete a ele desenvolver, juntamente com os servidores de sua equipe, um planejamento eficiente, identificar os pontos fortes, possibilitar o desenvolvimento dos pontos que precisam ser melhorados por meio de capacitação e dar o feedback, afirma.
Os acompanhamentos, feitos pela chefia imediata juntamente com o servidor, possibilitam identificar fatos e ajustes ao longo do ciclo avaliatório para subsidiar a avaliação final. Fica mantida também a ampla defesa do servidor, se discordar de sua avaliação.
O formulário do PGDI, que também ficou mais simples, prevê a definição do planejamento, com a lista das principais entregas acordadas e relacionadas às competências e os pontos fortes que contribuem para o bom desempenho do servidor. Com isso, nos acompanhamentos, a chefia imediata tem condições de avaliar se as entregas feitas estão de acordo com as acordadas e de acompanhar a melhora no desempenho do servidor.
Abrangência
A Avaliação de Desempenho por Competências será aplicada aos servidores efetivos, estáveis ou em período de estágio probatório, e aos ocupantes de cargo de provimento em comissão ou função gratificada com natureza de assessoramento.
A novidade não se aplica aos servidores do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, do Instituto de Previdência dos Servidores Militares, da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Educação, professores de Educação Superior da Universidade Estadual de Minas Gerais e da Universidade de Montes Claros. Nesses casos, os servidores continuam sendo avaliados conforme resolução conjunta estabelecida entre o respectivo órgão e a Seplag.
Os formulários PGDI e Termo de Avaliação, publicados como anexo da Resolução nº 1/2013, ficarão disponíveis no site da Seplag ainda neste mês.