Demandas e dúvidas das pessoas atingidas pelo rompimento em Brumadinho são apresentadas aos compromitentes em reunião

Conteúdo Principal
Submitted by 01328024652 on
Publicado em:
Reunião em 25-04 entre compromitentes do acordo de reparação aos danos de Brumadinho e as pessoas atingidas

A execução do Acordo Judicial de Reparação aos danos provocados pelo rompimento das barragens da Vale em Brumadinho foi tema central de uma reunião realizada nesta semana entre representantes do Governo de Minas, das instituições de Justiça e das pessoas atingidas.

O encontro, realizado de forma on-line, teve como objetivo escutar as dúvidas, os questionamentos e as reivindicações da população, principalmente, em relação aos anexos de reparação socioeconômica e socioambiental do Acordo.  

O formato online possibilitou a presença de representantes, de lideranças e de assessorias técnicas independentes das cinco regiões atingidas da bacia do Rio Paraopeba, que incluem Brumadinho e outros 25 municípios. Também participaram os representantes das quatro instituições compromitentes do Acordo de Reparação: Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública Estadual (DPMG). Cerca de 150 pessoas estiveram on-line simultaneamente na reunião.

Foram quase quatro horas de escuta e diálogo na noite da última segunda-feira (27). O horário noturno foi definido também como forma de ampliar a participação das pessoas atingidas. No maior período do tempo, diversos representantes de cada uma das cinco regiões apresentaram pautas relacionadas às demandas locais de cada um deles. Os principais questionamentos foram sobre:

- O formato e a governança do Anexo I.1 (Projetos de demandas das comunidades atingidas), que ainda está em processo de discussão e prevê recursos de R$ 3 bilhões específicos para as comunidades atingidas;

- A execução do Anexo I.2 - Programa de Transferência de Renda (PTR), que é gerido pela Fundação Getulio Vargas sob coordenação das instituições de Justiça;

- O andamento dos anexos I.3 e I.4, que preveem valores para cada um dos 26 municípios atingidos para a execução de projetos de fortalecimento do serviço público.

- As ações previstas e em execução do Anexo II.1, que prevê diversas medidas para promover a recuperação socioambiental.

Todas as demandas foram registradas e aquelas que não foram respondidas na própria reunião serão analisadas pelos compromitentes para a realização de encaminhamentos que forem necessários.

LEIA TAMBÉM