Projetos Regionais: Acompanhamento das obras rodoviárias em estradas e em ponte na bacia do Paraopeba

Conteúdo Principal

Seis obras rodoviárias vão ser executadas na região da bacia do Paraopeba,  atingida pelo rompimento das barragens da Vale em Brumadinho. São cinco trechos de estradas e uma ponte sobre o Rio Paraopeba, em Papagaios. As obras serão realizadas pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) em parceria com os municípios atendidos. Veja na tabela ao fim do texto detalhes sobre cada projeto e acompanhe o processo de execução.

Os seis projetos de mobilidade foram propostos pelas comunidades e pelas prefeituras e foram amplamente priorizados na Consulta Popular, realizada em novembro de 2021, que contou com a participação de mais de 10 mil pessoas.

As iniciativas estão incluídas dentro dos chamados “Projetos Regionais” – do Anexo I.3 de Reparação Socioeconômica – e irão proporcionar um legado para a região da bacia como um todo.

O custo estimado  para as seis obras é de R$ 464,9 milhões (quatrocentos e sessenta e quatro milhões e novecentos mil), podendo contar com um acréscimo de até 25%, conforme descrito nos itens 5.3.5 e 5.3.7 do acordo judicial. Desta forma, caso necessário, o custo pode chegar até R$ 580 milhões. Serão utilizados recursos dos programas de Mobilidade e de Fortalecimento do Serviço Público (Anexos III e IV do acordo), além de recursos do Anexo I.3, referentes à 17 dos 26 municípios atingidos: Abaeté, Biquinhas, Caetanópolis, Esmeraldas, Felixlândia, Fortuna de Minas, Maravilhas, Morada Nova de Minas, Paineiras, Papagaios, Pará de Minas. Paraopeba, Pequi, Pompeu, São Gonçalo do Abaeté, São José da Varginha e Três Marias.

Os três anexos de reparação citados acima são voltados e objetivam o fortalecimento dos serviços públicos e preveem a realização de obras rodoviárias. Sendo assim, foi construído um formato de financiamento que permitirá a viabilização das seis obras, priorizadas na Consulta Popular. A medida foi aprovada pelo governo, pelas as instituições de Justiça compromitentes e também apresentada às prefeituras envolvidas, as quais salientaram o caráter estruturante das intervenções para a região.