TAC Defesa Civil

Conteúdo Principal

Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) Defesa Civil faz parte dos Projetos Especiais que estão em fase de implementação. Foi firmado no dia 23 de novembro de 2020, entre o Ministério Público de Minas Gerais, o Estado de Minas Gerais e a Vale S.A., com participação do Gabinete Militar do Governador de Minas Gerais, ao qual se vincula a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. 

No Termo, foram destinados R$ 96,62 milhões para aquisição e transferência de bens à Defesa Civil de Minas Gerais, de modo a integrar um conjunto de ações compensatórias pagos pela Vale em benefício do Estado de Minas Gerais.

Um dos principais objetivos do Termo de Compromisso é reestruturar as Unidades Regionais de Defesa Civil (Redecs) e das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdecs) por meio da disponibilização de kits que contenham veículos 4x4, notebooks, coletes e trenas eletrônicas, de forma a potencializar o serviço de ações preventivas, de socorro, assistenciais, reabilitadoras e reconstrutivas destinadas a evitar desastres ou minimizar seus impactos para a população e a restabelecer a normalidade social. 

Estão previstas também a aquisição de caminhão tanque para abastecimento de aeronaves em atendimento a desastres, ampliando a capacidade de resposta da Defesa Civil; e a estruturação e potencialização da Escola de Proteção e Defesa Civil, ampliando a capacidade de produção e disseminação de conhecimento sobre a Defesa Civil. Caberá à Vale também custear todas as despesas relativas ao processo de aquisição e entrega das viaturas.

 

 

Kits da Defesa Civil

Os kits da Defesa Civil começaram a ser entregues aos municípios em outubro de 2021. O primeiro repasse foi na cidade de Lavras, no Sul de Minas. A previsão é que sejam distribuídos 497 kits: 18 para Regionais de Defesa Civil (Redec) e 479 para Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdec). Para a seleção dos municípios, foi aberto Edital de inscrição. 

Cada kit tem custo de R$ 163,4 mil e é composto por uma caminhonete 4x4, um notebook, cinco coletes reflexivos e uma trena digital.

 

Conheça os outros Projetos Especiais: