Anexo I.4 - Projetos para Brumadinho

Conteúdo Principal

Os projetos para Brumadinho (Anexo I.4) fazem parte do Programa de Reparação Socioeconômica (Anexo I) do Acordo Judicial.  O Anexo I.4 é de obrigação de pagar da Vale e contempla iniciativas voltadas à reparação dos efeitos socioeconômicos do rompimento das, a partir do fortalecimento dos serviços públicos, exclusivamente no município de Brumadinho.

Os primeiros projetos a serem executados neste anexo integram um grupo de ações emergenciais, também chamado de “Pacote de Resposta Rápida”. Brumadinho se difere dos demais municípios neste ponto, pois neste momento serão executados projetos específicos para a cidade, como a primeira fase da estruturação do Distrito Industrial, que teve ordem de início em janeiro de 2022, e a construção do pelotão do Corpo de Bombeiros. Todas as iniciativas que serão executadas no município, no âmbito deste anexo, precisam ser aprovadas pelos compromitentes (Governo do Estado de Minas Gerais, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e Defensoria Pública de Minas Gerais).

O Governo de Minas e os compromitentes deram ordem de início em janeiro de 2022 aos três primeiros projetos de Reparação Socioeconômica, que serão executados pela Vale (veja informações abaixo).  Contemplam ações nas áreas de Saúde, Desenvolvimento Social e Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Eles foram apresentados às pessoas atingidas logo após a assinatura do Acordo, em 2021, seguiram para a fase de detalhamento, pela Vale, e posterior análise pela Auditoria Socioeconômica, tendo manifestação favorável ao início.

• Programa de Fomento Agro – Ampliação do conhecimento e rastreabilidade da produção agrícola: realização de estudos que apontem as necessárias adequações produtivas locais, implantação da rastreabilidade da produção, e a elaboração e implantação de projetos produtivos individuais junto aos agricultores locais.
  • Distrito Industrial de Brumadinho – Fase A: realização de estudos para estruturação de um Distrito Industrial no município de Brumadinho e para constituição e atração de novos negócios industriais-terciários.
  • Brumadinho Digital – Fase A: realização de um estudo preliminar que descreverá qual a solução de conectividade para o município de Brumadinho, quais os investimentos deverão ser feitos e, também, a forma como os investimentos deverão ser realizados com o respectivos prazos e riscos.

Em abril de 2022, foram dadas ordens de início para a execução de mais dois projetos no município.

• Construção do pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), que gerará melhoria no atendimento para proteção à vida, ao patrimônio e ao meio ambiente no município de Brumadinho e municípios próximos - cuja previsão de custo é de R$ 17.930.188,54, e o prazo estimado para conclusão é de cinco anos;
  • Estruturação de uma sala de urgência na UPA Valdemar Assis de Barcelos. A previsão de investimento é de R$ 825.264,64 e o prazo estimado para a entrega é de um ano e um mês.

Em maio de 2022, mais um projeto se iniciou na cidade. A iniciativa denominada “Manutenção do Termo de Pactuação de Atos em Brumadinho” consiste na transferência de recursos para a continuidade de fortalecimento das ações de saúde e assistência social no município, iniciadas no município após o rompimento. A previsão de execução é de um ano e nove meses, e o custo estimado é de R$ 10.990.875,03.

Acesse aqui o painel de monitoramento com mais detalhes dos projetos