Pessoas atingidas apresentam questionamentos e dúvidas sobre os ‘Projetos de demandas das comunidades’ em reunião com os compromitentes

Conteúdo Principal
Submitted by 01328024652 on
Publicado em:
Reunião com pessoas atingidas pelo rompimento da Vale em Brumadinho

As pessoas atingidas pelo rompimento da Vale em Brumadinho apresentaram questionamentos e dúvidas sobre o andamento do Anexo I.1 do Acordo de Reparação, durante reunião na noite desta quinta-feira (27/10). 

O encontro, realizado de forma online e com transmissão aberta, foi o quarto momento ampliado de escuta e diálogo deste ano, tendo reunido pessoas atingidas de todas as regiões da Bacia do Rio Paraopeba, Assessorias Técnicas Independentes (ATIs)  e representantes das quatro instituições compromitentes – Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG). 

Em respeito às 272 pessoas que perderam a vida no rompimento, foi realizado um minuto de silêncio na abertura da reunião.

O Anexo I.1 é referente aos ‘Projetos de demandas das comunidades atingidas’ e compõe o ‘Programa de Reparação Socioeconômica’. Conforme o Termo de Reparação, neste anexo, as comunidades atingidas contam com participação informada assegurada na concepção, formulação, execução, acompanhamento e avaliação dos planos, programas, projetos e ações relacionadas. São reservados R$ 3 bilhões para a execução de projetos a serem definidos pela população atingida, além de projetos de crédito e microcrédito. O acompanhamento é realizado pelas Instituições de Justiça, que neste mês lançaram edital para contratação de entidade gestora dos recursos.  

Assim como nas outras três reuniões realizadas neste formato, em 2022, além das respostas dadas no próprio encontro, as perguntas apresentadas referentes a pauta foram registradas e serão respondidas. Posteriormente, o material com as respostas será divulgado às pessoas atingidas. 

LEIA TAMBÉM