Atualizado em: 
Definição:
Melhorar a qualidade dos serviços públicos por meio da transformação digital inclusiva, acessível e proativa, utilizando canais integrados de atendimento e focando na experiência da pessoa usuária dos serviços públicos.
Diretrizes:
a) Oferta de serviços digitais
- Ampliar a oferta e melhorar os serviços públicos usando a transformação digital.
- Priorizar o desenvolvimento de serviços públicos digitais baseados no autosserviço, promovendo a eficiência e autonomia dos usuários.
- Integrar os canais digitais de prestação de serviços públicos e de comunicação, para fornecer uma jornada única para a pessoa cidadã, sem a necessidade de entrar em vários sites e aplicativos.
- Integrar canais digitais e físicos para um atendimento centrado na pessoa cidadã.
- Automatizar processos de atendimento ou de processamento dos serviços públicos para aumentar a eficiência governamental.
- Usar robôs, inteligência artificial e novas tecnologias para aumentar a eficiência governamental.
b) Qualidade e inclusão
- Melhorar a qualidade dos serviços públicos com uma abordagem inclusiva e baseada na experiência da pessoa usuária, com prioridade para populações vulneráveis.
- Priorizar a transformação digital nas políticas e serviços de educação, saúde e segurança pública.
- Remodelar os canais de prestação de serviços digitais, incorporando novas tecnologias para melhorar a experiência da pessoa usuária, com base em avaliações de satisfação.
- Promover ações de letramento e inclusão digital, especialmente para usuários dos serviços públicos em situação de vulnerabilidade.
- Usar Linguagem Simples nas orientações, comunicações e interações dos serviços e plataformas digitais.
- Garantir acesso inclusivo às funcionalidades dos sistemas, contornando as barreiras de acesso com abordagens tecnológicas inovadoras.
- Promover acesso facilitado às pessoas usuárias de serviços públicos.
Iniciativas 2024-2026:
- Expansão do Emergência MG;
- Expansão do Boletim Escolar Digital e Transferência Digital de Alunos;
- Teleconsultoria em Saúde e Solicitação online de Medicamentos de Alto Custo;
- Implantação da Transferência Digital de Veículos;
- Automatiza.MG com Inteligência Artificial;
- Expansão dos serviços nos Terminais de Autoatendimento com o Gov.Br;
- Expansão do Balcão Gov.Br.
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