2) Qualidade dos serviços públicos

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Definição:

Melhorar a qualidade dos serviços públicos por meio da transformação digital inclusiva, acessível e proativa, utilizando canais integrados de atendimento e focando na experiência da pessoa usuária dos serviços públicos.

Diretrizes:

a) Oferta de serviços digitais

  • Ampliar a oferta e melhorar os serviços públicos usando a transformação digital.
  • Priorizar o desenvolvimento de serviços públicos digitais baseados no autosserviço, promovendo a eficiência e autonomia dos usuários.
  • Integrar os canais digitais de prestação de serviços públicos e de comunicação, para fornecer uma jornada única para a pessoa cidadã, sem a necessidade de entrar em vários sites e aplicativos.
  • Integrar canais digitais e físicos para um atendimento centrado na pessoa cidadã.
  • Automatizar processos de atendimento ou de processamento dos serviços públicos para aumentar a eficiência governamental.
  • Usar robôs, inteligência artificial e novas tecnologias para aumentar a eficiência governamental.

b) Qualidade e inclusão

  • Melhorar a qualidade dos serviços públicos com uma abordagem inclusiva e baseada na experiência da pessoa usuária, com prioridade para populações vulneráveis.
  • Priorizar a transformação digital nas políticas e serviços de educação, saúde e segurança pública.
  • Remodelar os canais de prestação de serviços digitais, incorporando novas tecnologias para melhorar a experiência da pessoa usuária, com base em avaliações de satisfação.
  • Promover ações de letramento e inclusão digital, especialmente para usuários dos serviços públicos em situação de vulnerabilidade.
  • Usar Linguagem Simples nas orientações, comunicações e interações dos serviços e plataformas digitais.
  • Garantir acesso inclusivo às funcionalidades dos sistemas, contornando as barreiras de acesso com abordagens tecnológicas inovadoras.
  • Promover acesso facilitado às pessoas usuárias de serviços públicos.

Iniciativas 2024-2026:

  • Expansão do Emergência MG;
  • Expansão do Boletim Escolar Digital e Transferência Digital de Alunos;
  • Teleconsultoria em Saúde e Solicitação online de Medicamentos de Alto Custo;
  • Implantação da Transferência Digital de Veículos;
  • Automatiza.MG com Inteligência Artificial;
  • Expansão dos serviços nos Terminais de Autoatendimento com o Gov.Br;
  • Expansão do Balcão Gov.Br.

 

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