Projetos Especiais - definidos de forma emergencial e incorporados ao Acordo de Reparação

Conteúdo Principal
Atualizado em: 

Após o rompimento das barragens da Vale, em Brumadinho, o Governo de Minas identificou iniciativas prioritárias para custeio e para execução direta pela Vale. Estas ações foram incorporadas ao Acordo de Reparação.

Atualmente, são chamados de Projetos Especiais e estão em fase de implementação. Conheça detalhes de cada um deles clicando nas imagens abaixo ou nos links nos textos.

 

 

  • Termo de Compromisso Bombeiros
    Foram destinados R$ 71,04 milhões para aquisição e transferência de bens ao Corpo de Bombeiros, de modo a integrar um conjunto de ações compensatórias pagos pela Vale em benefício do Estado de Minas Gerais devido ao rompimento das barragens da Vale na Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, ocorrido em 25 de janeiro de 2019. 

 

 

 

 

  • Construção de biofábrica e reestruturação da Funed

    Foram destinados R$ 135 milhões para reestruturação da Fundação Ezequiel Dias (Funed) que é vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e construção de uma biofábrica que será utilizada para a implementação do Método Wolbachia para controlar doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (arboviroses como dengue, zika e chikungunya) nos municípios impactados pelo rompimento das barragens em Brumadinho.

 

 

 

 

  • Estudos de avaliação de risco
    São Estudos de Avaliação de Risco à Saúde Humana (ARSH) e Avaliação de Risco Ecológico (ARE) para identificar os riscos potenciais à saúde humana e ao meio ambiente devido à presença do rejeito no solo e nas águas do rio Paraopeba e definir estratégias integradas de intervenção sobre o território impactado.