Reparação Brumadinho | Implantação da Biofábrica Wolbachia e reestruturação da Funed

Conteúdo Principal
Atualizado em: 

 

Biofábrica Wolbachia

Um dos projetos especiais previstos no Acordo de Reparação ao rompimento da Vale em Brumadinho é a Biofábrica Wolbachia. O início das obras foi anunciado no dia 27 de março de 2023 pelo Governo de Minas. A unidade para controle de arboviroses, como zika, dengue e chikungunya, vai ser construída em Belo Horizonte e irá atender, inicialmente, municípios da Bacia do Rio Paraopeba atingidos pelo rompimento da Vale em Brumadinho e localidades próximas. 

 

A Vale é obrigada a construir, equipar e mobiliar a biofábrica, que será de propriedade do Estado de Minas Gerais. A mineradora também vai custear as operações por cinco anos.  

 

A unidade será instalada em um terreno do Governo do Estado localizado no Bairro Gameleira, Região Oeste da Capital Mineira. O valor aprovado para a obra é de R$20.144.155,33, com previsão para durar 15 meses (Etapa 1). A ordem de início foi emitida pelos compromitentes em fevereiro de 2023, após a análise do projeto apresentado pela mineradora e o parecer favorável da auditoria socioeconômica da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A construção do imóvel se inicia em abril/2023.

 

Para a operação da biofábrica, (Etapa 2), o valor previsto é de cerca de R$57 milhões. Também cabe à mineradora custear as despesas de segurança e de conservação do local, no período entre a conclusão da obra e o início da operação. A implantação da unidade foi definida em Termo de Compromisso específico firmado entre o Governo de Minas e a empresa Vale em 11 de março de 2021, após a assinatura do acordo.  

 

Os trabalhos na biofábrica serão coordenados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o World Mosquito Program (WMP) - iniciativa internacional que atua na proteção das pessoas às doenças transmitidas por mosquitos Aedes aegypti. Veja informações sobre o projeto Wolbachia no portal da WMP. 

 

Reestruturação da Funed 

Outro projeto previsto dentro do termo de compromisso que viabilizou a biofábrica é a reestruturação da Fundação Ezequiel Dias (Funed). A iniciativa será executada pela Vale, conforme especificações e priorizações da Funed, como parte do conjunto de ações compensatórias ao Estado de Minas Gerais. A definição de escopo e o planejamento detalhado deste projeto estão em andamento. 

 

A Funed atuou no monitoramento e no acompanhamento clínico e laboratorial dos profissionais do Corpo de Bombeiros envolvidos nas buscas, considerando a intensa exposição ao rejeito de minério e como medida preventiva e de cuidado à saúde. 

 
Além disso, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) realizou análises de amostras de água para consumo humano dos poços e cisternas situados às margens do rio Paraopeba, enviadas pela Secretaria de Estado de Saúde. 

 

Nesse cenário, ficou evidenciada a necessidade e a importância de se reforçar a estrutura do próprio Lacen e da Funed como um todo, aumentando a capacidade de análise e resposta a eventos que demandem análises clínicas e químicas de competência da Fundação.   

 

Outros Projetos Especiais: