Conteúdo Principal

Seplag-MG se reúne com representantes municipais para discutir avanços na implantação do UAI Compartilha

Submitted by 02173547690 on
Programa expande Unidades de Atendimento Integrado em Minas Gerais. Estado conta com 25 UAIs no modelo de gestão compartilhada entre o Governo de Minas e municípios
Publicado em:
Seplag-MG se reúne com representantes municipais para discutir avanços na implantação do UAI Compartilha

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) se reuniu, nesta terça-feira (23/6), com representantes de municípios que possuem Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) implantadas por meio do programa UAI Compartilha. O encontro teve o objetivo de discutir os avanços na prestação de serviços desde o início da implantação do programa, em 2019. 

Atualmente, Minas conta com 62 UAIs, sendo 25 unidades UAI Compartilha, em que a gestão das unidades é realizada por meio da parceria entre o Governo de Minas e a administração municipal. A Seplag-MG faz o acompanhamento das unidades junto aos gestores municipais monitorando a implantação dos serviços, os indicadores de atendimento, a disponibilização de vagas, identificando melhorias e incentivando boas práticas. 

“A ampliação das UAIs por meio da parceria com a administração municipal possibilitou o acesso de mais cidadãos mineiros aos serviços oferecidos presencialmente nas unidades, e a expectativa é que o programa seja expandido para novos municípios. Atualmente, são 46 convênios assinados para implantação de novas unidades”, afirmou a diretora Central de Gestão das Unidades de Atendimento Integrado, Laura Reis. 

Estiveram representados na reunião os municípios de Alto Rio Doce, Araxá, Camanducaia, Carandaí, Cássia, Conceição das Alagoas, Conselheiro Lafaiete, Engenheiro Navarro, Extrema, Felício dos Santos, Ipanema, Itajubá, Jequitaí, Inhapim, João Monlevade, Leopoldina, Ouro Verde de Minas, Paraguaçu, Sarzedo, Timóteo, Nova Lima e Viçosa. 

“A prova de que a parceria do Estado com os municípios tem dado resultado é o número expressivo de atendimentos que são prestados nas UAIs. Minas é o segundo estado que mais emite carteiras de identidade e, desde janeiro de 2025, já foram emitidas mais de 230 mil vias do documento nas unidades de gestão compartilhada”, finalizou a diretora. 

Posto provisório 

O Estado conta também com quatro postos provisórios em municípios que estão em processo de implantar uma UAI – Carandaí, São Joaquim de Bicas, Conselheiro Lafaiete e Viçosa. Os locais oferecem atendimento voltado a emissão da carteira de identidade, de forma agendada.