Projeto do Distrito Industrial em Brumadinho é lançado em evento na Fiemg

Evento do Distrito Industrial de Brumadinho

O Governo de Minas participou nesta quinta-feira (3/8) do evento de lançamento do Distrito Industrial de Brumadinho. O empreendimento tem o objetivo de fortalecer e diversificar a atividade econômica e reduzir a dependência da mineração no município.

“O Distrito Industrial conta com um investimento de cerca de R$ 170 milhões. Este valor está dentro de uma parte do acordo que prevê R$ 1,5 bilhão para investimentos em áreas como desenvolvimento econômico, educação e saúde. Além disso, diversos outros recursos são destinados a Brumadinho para ações de reparação socioeconômica e socioambiental”, explicou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão Luísa Barreto.

O lançamento do Distrito Industrial ocorreu dentro do projeto Invista Mais, da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), e contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Brumadinho e do Governo do Estado de Minas Gerais. Participaram empresas de diversos setores de todo o país.

Representando o Governo do Estado, estiveram presentes a secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, o secretário adjunto de Planejamento e Gestão e coordenador do Comitê Gestor Pró-Brumadinho, Luís Otávio Milagres de Assis, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

Secretaria Luisa Barreto em pronunciamento

Pronunciamento da Secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.

Evento de lançamento do Distrito Industrial em Brumadinho

O prefeito de Brumadinho, Avimar de Melo Barcelos, e secretários municipais também estavam presentes. Barcelos reforçou a importância da iniciativa. “Estamos vivendo um momento de transição importante no desenvolvimento e na diversificação econômica de Brumadinho, e o Distrito Industrial vai fazer esse sonho se tornar realidade”.

Estudos realizados para implantação do projeto identificaram que Brumadinho possui relevante competitividade econômica no cenário de Minas Gerais, além de grande potencial para integrar indústrias de diversos segmentos.

Fernando Passalio, Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, destacou a importância da atração de investimentos para a região. “Para além da extração mineral, Brumadinho, assim como toda a região, é uma localidade muito rica, com potenciais distintos para o avanço econômico. O Governo de Minas vai atuar fortemente para impulsionar a atração de investimentos e a instalação de novos empreendimentos na cidade”, disse.

A implantação do distrito vem sendo desenvolvida com uma série de ações. Além de urbanizar uma área de cerca de 1,2 milhão de metros quadrados que será dotada de infraestrutura de ponta, o projeto está fortalecendo o ambiente de negócios de Brumadinho por meio da capacitação de mão de obra especializada, o fortalecimento de empreendedores locais, a modernização da legislação municipal e o incremento do setor da Economia Criativa.

LEIA TAMBÉM

As estradas e vias do município também vão passar por modernização. A área ficará a 3,5 km distância da entrada de Brumadinho e será conectada às BRs 040 e 381, duas importantes rodovias do país. O distrito será viabilizado em cerca de 490 mil m², área equivalente a aproximadamente 90 lotes, que podem ter de 1,5 mil m² a 10 mil m². A divisão de lotes ocorrerá ao longo do desenvolvimento do projeto, podendo ser adequada conforme a necessidade dos empreendedores.

“Brumadinho traz nesse lançamento do Distrito Industrial a grande prerrogativa de acesso. Nós vamos implantar uma nova estrada de acesso, uma via que dará seguimento direto à BR-381, passando pelo município de Betim e do futuro aeródromo da cidade, que também vai ter um escoamento de trânsito muito grande” diz a secretária de desenvolvimento econômico de Brumadinho, Christiane Passos.

Os investimentos do Acordo de Reparação, incluindo o Distrito Industrial, visam contribuir para melhorar a qualidade de vida da população de Brumadinho. “A cidade vai ter condições de apoiar não só as empresas, mas todos os trabalhadores que por lá se instalarem e a geração de empregos e oportunidades de renda para as pessoas que já moram na cidade”, afirmou a secretária de Estado Luísa Barreto.

A execução do projeto Distrito Industrial cabe à Vale, conforme previsto no Acordo de Reparação ao rompimento da mineradora na Mina Córrego do Feijão, ocorrido em Brumadinho, em 2019, que tirou a vida de 272 pessoas e provocou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais. O projeto é uma das principais iniciativas definidas para a desenvolvimento da região atingida pelo desastre.

Outros projetos do Acordo em execução no município de Brumadinho podem ser consultados no portal da auditoria da Fundação Getúlio Vargas, que acompanha o andamento das iniciativas sob a fiscalização dos compromitentes – Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal e Defensoria Pública de Minas Gerais.

LEIA TAMBÉM