8) Eficiência e colaboração

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Definição:

Tornar os processos dos órgãos e entidades mais eficientes, simplificando os procedimentos e compartilhando soluções.

Diretrizes:

a) Atuação articulada

  • Difundir experiências de políticas públicas de governo digital desenvolvidas no estado para os municípios.
  • Priorizar soluções de problemas comuns entre os entes.
  • Promover o intercâmbio de experiências, parcerias e estudos com organizações internacionais e governos de outros países, nas temáticas de governo digital.
  • Articular programas de apoio à transformação digital do Estado com organizações internacionais multilaterais e agentes de fomento.

b) Interoperabilidade

  • Estabelecer diretrizes que garantam a continuidade dos processos no contexto da evolução tecnológica.
  • Priorizar a interoperabilidade entre sistemas, assegurando a integração eficiente e segura dos sistemas.

c) Sistemas corporativos

  • Fortalecer sistemas corporativos para melhorar os processos e atender às necessidades do governo.
  • Racionalizar procedimentos e compartilhar soluções para problemas comuns entre os órgãos públicos.
  • Consolidar padrões de desenvolvimento de soluções baseadas em boas práticas de mercado.
  • Usar as soluções tecnológicas para incentivar a transparência e a eficácia na prestação dos serviços públicos.

d) Padronização das compras

e) Compartilhamento de dados e soluções

  • Apoiar implementações de repositório único eletrônico de dados e informações.
  • Promover ações de compartilhamento de dados e informações no repositório único.
  • Incentivar o compartilhamento de soluções, ideias e equipamentos entre órgãos e entidades da administração pública.

f) Processo administrativo eletrônico

Iniciativas 2024-2026:

 

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