PPP vai implantar seis UAIs em Minas

Submitted by prgaapmadmin on

Seis Unidades de Atendimento Integrado (UAI) serão implantadas em Minas Gerais) pelo regime de Parceria Público-Privada (PPP) em 2011. Foi publicada na edição do Minas Gerais desta quinta-feira (28) a homologação do processo de licitação realizado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão para implantação de UAIs em Betim, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia e Varginha.

O processo começou em abril de 2010 com a realização de consulta pública para elaboração de edital que teve como vencedor o Consórcio Minas Cidadão, além da participação do consórcio Camig e do Grupo UAI.

Inovação

As Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) foram instituídas pelo Governo de Minas Gerais, com o objetivo de melhorar o atendimento ao cidadão, modernizando as instalações e o atendimento dos antigos postos PSIU em algumas cidades e criando novas unidades em outras. Já são 19 unidades no Estado nesse modelo em que o Governo projeta a demanda do município e a MGS executa.

Para aprimorar ainda mais o atendimento ao cidadão, o Governo do Estado optou por adotar, pela primeira vez, a Parceria Público Privada na operação e manutenção das Unidades nos seis municípios. É um projeto inovador, com um contrato de longo prazo em que o Estado pode amortizar o investimento, já que não precisa desembolsar todos os custos da implantação dos serviços.

Além da economia, o sistema de PPP vai proporcionar mais qualidade aos serviços, pois quanto maior o ganho de eficiência, maior a taxa de retorno para a prestadora e, principalmente, para o cidadão. Assim, o pagamento se dará por atendimento prestado, desde que observados três indicadores de desempenho: grau de satisfação do cidadão, tempo médio de espera para atendimento e percentual de senhas efetivamente atendidas. O Coeficiente de Eficiência (COEF) será calculado com base nesses indicadores e será aplicado no cálculo da contraprestação pecuniária como forma de associar o desempenho da concessionária à sua remuneração.

A expectativa é que o contrato seja assinado nos próximos 45 dias e após a assinatura, espera-se que o cronograma seja o seguinte: duas unidades implantadas e em operação em até três meses após a assinatura do contrato: Betim e Montes Claros; outras duas unidades, implantadas e em operação em até quatro meses após a assinatura do contrato: Uberlândia e Governador Valadares e mais duas unidades implantadas e em operação em até cinco meses após a assinatura do contrato: Juiz de Fora e Varginha.

UNIDADES DE ATENDIMENTO INTEGRADO EM OPERAÇÃO NO ESTADO

CIDADE

1. BARBACENA

2. BELO HORIZONTE (Barreiro)