Conteúdo Principal

Vem aí o 1° Concurso de Doce de Leite Artesanal

Submitted by 79025528600 on
O evento integra as comemorações dos 90 anos da Epamig/ILCT. As inscrições estão abertas até o dia 30 de novembro.
Publicado em:
Poderão participar produtores artesanais de doce de leite que utilizem leite da própria fazenda, sem padronização industrial

Um concurso pra lá de doce vai comemorar os 90 anos do Instituto de Laticínios Cândido Tostes vinculado à  Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig/ILCT). As inscrições para o 1º Concurso de Doce de Leite Artesanal já estão abertas e podem ser feitas neste link até o dia 30 de novembro. O julgamento acontecerá no dia 4 dezembro, na sede do Instituto, em Juiz de Fora.

O concurso vai avaliar as categorias Doce de leite pastoso artesanal tradicional e Doce de leite pastoso artesanal com adição (exemplo: doce de leite com coco; café; cacau, dentre outros). O objetivo é valorizar, promover e divulgar a produção artesanal em Minas Gerais, incentivando a qualidade e a identidade cultural.

Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com certificado e divulgação nos canais institucionais oficiais. A cerimônia de premiação ocorrerá durante o evento comemorativo aos 90 anos do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, em data e horário indicados pela Comissão Organizadora.

Requisitos

Poderão participar produtores artesanais de doce de leite que utilizem leite da própria fazenda, sem padronização industrial. Não será permitido o uso de aditivos químicos ou conservantes (ex.: sorbato de potássio). Cada participante poderá inscrever apenas um produto por categoria.

Os produtos serão avaliados por uma Comissão Julgadora composta por técnicos e profissionais da área de laticínios de Minas Gerais, considerando os seguintes aspectos: Sabor, Textura, Cor, Aparência geral e Identidade regional: alinhamento com a tradição mineira do doce de leite artesanal.

Serão julgadas somente as categorias que apresentarem, no mínimo, cinco concorrentes.

O concurso será coordenado pelas pesquisadoras Carolina Carvalho Ramos Viana, Elisângela Michele Miguel e Kely de Paula Correa, com o apoio da Coordenação de Transferência e Difusão de Tecnologia da Epamig/ILCT, representada pela pesquisadora Denise Sobral, e com participação da Diretoria de Agroindústria e Cooperativismo da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Envio e entrega das amostras

Duas unidades de amostras de, no mínimo, 250 gramas, devem ser encaminhadas à Sede do Instituto (Rua Tenente Luiz Freitas, 116, Bairro Santa Terezinha – Juiz de Fora – MG, Cep 36045-560). Recebimento de segunda à sexta-feira de 8h às 18h, a/c: Carolina Viana, Elisangela Miguel, Kely Correa. A entrega presencial será aceita entre os dias 1 e 3 de dezembro, de 8h às 16h30.

O envio ou a entrega dos produtos a serem julgados é de inteira responsabilidade da empresa participante. O produto deve estar acondicionado de forma higiênica e segura, atendendo às boas práticas de fabricação, e apresentar registro municipal, estadual ou federal.

A Comissão Organizadora do concurso se exime de qualquer responsabilidade sobre o extravio ou o dano causado ao produto durante o transporte. Somente serão julgados os produtos enviados adequadamente e com o número mínimo de amostras exigidas.

Consulte o regulamento.

Inscrições aqui.

 

Jornalista responsável: Mariana Vilela Penaforte de Assis - Ascom/Epamig

Foto: Divulgação/Epamig

Tags

Compartilhe via: