Vem aí o 1° Concurso de Doce de Leite Artesanal
Um concurso pra lá de doce vai comemorar os 90 anos do Instituto de Laticínios Cândido Tostes vinculado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig/ILCT). As inscrições para o 1º Concurso de Doce de Leite Artesanal já estão abertas e podem ser feitas neste link até o dia 30 de novembro. O julgamento acontecerá no dia 4 dezembro, na sede do Instituto, em Juiz de Fora.
O concurso vai avaliar as categorias Doce de leite pastoso artesanal tradicional e Doce de leite pastoso artesanal com adição (exemplo: doce de leite com coco; café; cacau, dentre outros). O objetivo é valorizar, promover e divulgar a produção artesanal em Minas Gerais, incentivando a qualidade e a identidade cultural.
Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com certificado e divulgação nos canais institucionais oficiais. A cerimônia de premiação ocorrerá durante o evento comemorativo aos 90 anos do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, em data e horário indicados pela Comissão Organizadora.
Requisitos
Poderão participar produtores artesanais de doce de leite que utilizem leite da própria fazenda, sem padronização industrial. Não será permitido o uso de aditivos químicos ou conservantes (ex.: sorbato de potássio). Cada participante poderá inscrever apenas um produto por categoria.
Os produtos serão avaliados por uma Comissão Julgadora composta por técnicos e profissionais da área de laticínios de Minas Gerais, considerando os seguintes aspectos: Sabor, Textura, Cor, Aparência geral e Identidade regional: alinhamento com a tradição mineira do doce de leite artesanal.
Serão julgadas somente as categorias que apresentarem, no mínimo, cinco concorrentes.
O concurso será coordenado pelas pesquisadoras Carolina Carvalho Ramos Viana, Elisângela Michele Miguel e Kely de Paula Correa, com o apoio da Coordenação de Transferência e Difusão de Tecnologia da Epamig/ILCT, representada pela pesquisadora Denise Sobral, e com participação da Diretoria de Agroindústria e Cooperativismo da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).
Envio e entrega das amostras
Duas unidades de amostras de, no mínimo, 250 gramas, devem ser encaminhadas à Sede do Instituto (Rua Tenente Luiz Freitas, 116, Bairro Santa Terezinha – Juiz de Fora – MG, Cep 36045-560). Recebimento de segunda à sexta-feira de 8h às 18h, a/c: Carolina Viana, Elisangela Miguel, Kely Correa. A entrega presencial será aceita entre os dias 1 e 3 de dezembro, de 8h às 16h30.
O envio ou a entrega dos produtos a serem julgados é de inteira responsabilidade da empresa participante. O produto deve estar acondicionado de forma higiênica e segura, atendendo às boas práticas de fabricação, e apresentar registro municipal, estadual ou federal.
A Comissão Organizadora do concurso se exime de qualquer responsabilidade sobre o extravio ou o dano causado ao produto durante o transporte. Somente serão julgados os produtos enviados adequadamente e com o número mínimo de amostras exigidas.
Consulte o regulamento.
Inscrições aqui.
Jornalista responsável: Mariana Vilela Penaforte de Assis - Ascom/Epamig
Foto: Divulgação/Epamig