Conteúdo Principal

Programas estaduais de pesquisa estão alinhados às demandas e tendências do agro

Submitted by 79025528600 on
Os direcionamentos passam pelo incentivo às pesquisas com novas cadeias produtivas e a geração de novos produtos, além do fomento a pesquisas voltadas para a promoção da saúde humana
Publicado em:
A Epamig busca garantir que as pesquisas estejam alinhadas às necessidades da sociedade mineira

Os programas estaduais de pesquisa da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) estão alinhados às demandas e tendências do agro e estão definidos no documento "Diretrizes Estratégicas da Pesquisa". A publicação define o escopo de atuação da pesquisa executada pela instituição e direciona as atividades para o alcance dos objetivos estabelecidos no Plano Diretor 2026-2031. 

Com o lançamento do documento, a Epamig busca garantir que a produção de conhecimento e inovação tecnológica esteja, cada vez mais, alinhada às demandas e tendências do setor agropecuário e agroindustrial, bem como às necessidades da sociedade mineira. 

“Definimos diretrizes estratégicas gerais que contribuem para a tomada de decisão e execução das atividades, assim como diretrizes específicas para cada Programa Estadual de Pesquisa (PEP) que vão nortear as suas linhas de atuação. Os direcionamentos passam pelo incentivo às pesquisas com novas cadeias produtivas e a geração de novos produtos, fomento a pesquisas voltadas para a promoção da saúde humana, fortalecimento da sinergia entre pesquisa e extensão rural, entre outros”, destaca Trazilbo de Paula, diretor de Pesquisa e Inovação da Epamig.

O documento foi elaborado a partir do trabalho da comissão designada para a revisão do Plano Diretor da Empresa (Portaria nº 8352, de 02/06/2025), composta pelo Diretor de Pesquisa e Inovação (DPRI) e por profissionais da Assessoria de Governança e Estratégia (ASGE) e do Departamento de Pesquisa (DPPE), contando também com a contribuição dos coordenadores dos PEPs.

“Este lançamento é um marco para a Epamig, trazendo ainda mais clareza ao direcionamento de nossas ações. Como desdobramento do Plano Diretor 2026–2031, o documento é uma base robusta para a proposição de projetos de pesquisa cada vez mais relevantes. Certamente, será ferramenta indispensável para a gestão da atuação dos PEPs na busca da inovação e da sustentabilidade para a agropecuária e a agroindústria de Minas Gerais”, completou Trazilbo.

Para acessar o documento, clique aqui.

 

Jornalista responsável: Mila Cristian

Foto: Divulgação/Epamig

Tags

Compartilhe via: