ExpoQueijo

Atualizado em: 

Mais que um evento, a ExpoQueijo Brasil é um movimento para fortalecer a cadeia do queijo artesanal brasileiro, visando sua expansão para diferentes mercados tanto a nível nacional quanto internacional. 

É estruturada em quatro pilares: 

  • Concurso Internacional do Queijo Artesanal 
  • Fórum Técnico 
  • Feira Internacional de Negócios 
  • Vila Gastronômica e Cultural 

É uma realização da Bonare Eventos, em parceria com o Governo de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - SEAPA, e suas vinculadas (Emater, Epamig e IMA), bem como demais instituições representativas do setor.

A SEAPA, por sua vez, tem participação direta no Concurso e no Fórum. 

 

Concurso Internacional do Queijo Artesanal

Edição 2023

Em 2023, foram 50 categorias de queijo artesanal premiadas, 150 medalhas concedidas e 70 medalhistas mineiros.

O pódio mineiro foi o seguinte: 

·        22  medalhas de ouro;

·        25 medalhas de prata e;

·        23 medalhas de bronze

Ao todo, foram 204 jurados capacitados pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes - ILCT, que julgaram 1314* amostras de queijos inscritos.
 
Desta totalidade de inscrições, 652 queijos foram oriundos de Minas Gerais, 331  de outros estados e 64 foram provenientes de países estrangeiros.
 
Os países participantes da Expoqueijo Brasil/Araxá International Cheese Awards -2021 foram: Itália, Suíça, Canadá ,México, Uruguai, Perú, Argentina; Nigéria e Bolívia.
 

* O número total de queijos foi obtido após prorrogação das inscrições, e não foram atualizados os quantitativos referentes à estratificação por estado e por países estrangeiros. 

Edição 2022
Em 2022, foram 32 categorias de queijo artesanal premiadas, 96 medalhas concedidas e 54 medalhistas mineiros.
 
 O pódio mineiro foi o seguinte: 

·        19  medalhas de ouro;

·        19 medalhas de prata e;

·        16 medalhas de bronze

Ao todo, foram 153 jurados capacitados pela Organizzazione Nazionale Assaggiatori Formaggi - ONAF, que julgaram 894 amostras de queijos inscritos.
 
Desta totalidade de inscrições, 552 queijos foram oriundos de Minas Gerais, 198  de outros estados e 153 foram provenientes de países estrangeiros.
 
Os países participantes da Expoqueijo Brasil/Araxá International Cheese Awards -2021 foram: Itália, Peru, Vietnã, Chile, Bolívia, Portugal e Argentina.
 
 
Edição 2021
Em 2021, foram 37 categorias de queijo artesanal premiadas e 111 medalhas concedidas, das quais Minas Gerais conquistou 63.
 
 O pódio mineiro foi o seguinte: 
 

·         20 medalhas de ouro;

·         19 medalhas de prata e;

·         24 medalhas de bronze

Ao todo, foram 150 jurados capacitados pela Organizzazione Nazionale Assaggiatori Formaggi - ONAF, que julgaram 811 amostras de queijos inscritos.
 
Desta totalidade de inscrições, 550 queijos foram oriundos de Minas Gerais, 213  de outros estados e 48 foram provenientes de países estrangeiros.
 
Os países participantes da Expoqueijo Brasil/Araxá International Cheese Awards -2021 foram: Itália, Peru, Portugal, Argentina, Alemanha e Suíça.