Campanha para o uso do agrosilício na agricultura
Parceria Governo de Minas (SEAPA e Emater MG) e Harsco Environmental
O agrosilício é um fertilizante multifuncional que atua na nutrição e defesa das plantas. É composto por macronutrientes e silício, o que proporciona maior resistência e tolerância das plantas ao ataque de pragas e doenças, proporcionando uma lavoura produtiva e de alta qualidade.
A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e a Harsco Environmental formalizaram parceria, na qual a Harsco se dispõe a doar anualmente, durante cinco anos, 10 mil toneladas de agrosilício a serem distribuídas para municípios que farão a entrega do produto recebido aos agricultores familiares locais.
Beneficiários
Serão beneficiários da campanha, prioritariamente os agricultores familiares. Uma condição fundamental como contrapartida para o recebimento do agrosilício pelo produtor é a realização de análises físico-químicas de amostras de solo da área a ser aplicado o produto, custeadas pelos próprios produtores. A realização da análise do solo é imprescindível para verificar a necessidade da correção e para a definição das doses adequadas do produto a aplicar.
Fluxo de operação
Os municípios interessados deverão, por meio da instituição responsável (Prefeitura Municipal, Sindicato Rural, Cooperativa, Associação de produtores), manifestar formalmente e se cadastrar junto à SEAPA por meio de formulário eletrônico. A instituição responsável deverá apresentar as seguintes informações para fins de credenciamento junto à SEAPA:
- Nome do município
- Nome da instituição responsável pela ação no município
- CNPJ da instituição responsável
- Endereço da instituição responsável
- Endereço de entrega do agrosilício no município para a distribuição aos produtores
- Quantidade de agrosilício solicitada (toneladas)
- Nome e contato (telefone e e-mail) do responsável pela ação na Instituição
A SEAPA encaminhará à Harsco os dados do cadastramento da instituição.
Outras Informações importantes
Será exigida como contrapartida do produtor a realização de análise de solo da área que irá receber o Agrosilício. Tanto a orientação técnica para a coleta da amostra de solo, como a interpretação da análise realizada, serão atribuições da Emater MG, no Escritório Local do município.
O envio da amostra de solo ao laboratório de análises, bem como a escolha do laboratório para o qual a amostra será enviada, é de responsabilidade do produtor. O técnico local da Emater MG poderá orientar o produtor quanto à forma de envio das amostras.
O município, por meio da instituição responsável pela ação, será o responsável pela logística de apanhar e transportar o produto da fábrica à sede do município, sendo que o agrosilício estará disponível para a entrega no período de janeiro a maio de 2025, na fábrica da Harsco, em Timóteo.
O produtor será o responsável pela logística de transporte do produto da sede do município à sua propriedade.