Rompimento em Brumadinho completa 4 anos com homenagens às vítimas e continuidade nas buscas de três joias

Conteúdo Principal
Submitted by 06365707622 on
Publicado em:
Homenagem às vítimas - 4 anos

 

O rompimento das barragens BI, B-IV e B-IV-A da Vale, em Brumadinho, completa quatro anos nesta quarta-feira (25/1). A tragédia tirou a vida de duzentos e setenta e duas pessoas – incluindo dois nascituros. 

O dia 25 de janeiro deste ano foi marcado por homenagens à memória das vítimas e lembranças. Às 11h30 foi iniciado um ato solene no letreiro de Brumadinho, que contou com um outdoor com os nomes das 272 joias, apresentações musicais e falas da diretoria da Associação dos Familiares de Vítimas dos Atingidos da Tragédia do Rompimento da Barragem Mina Córrego Feijão Brumadinho (Avabrum) e de outros familiares - que pediam por "justiça, encontro, memória e não repetição de desastres minerários. No horário em que a barragem se rompeu, às 12h28, balões foram soltos e sinalizadores de fumaças foram acesos em um momento de muita comoção. Esta é uma tradição que vem ocorrendo desde o rompimento, no dia 25 de cada mês.

Ao longo desta semana, também ocorreram diversos atos em homenagem às 272 joias – como são chamadas as vítimas da tragédia –, protestos e discussões. Em Brumadinho, nesta terça-feira (24/01), foi realizado o Seminário "4 anos da tragédia-crime e os impactos em Brumadinho e em outros municípios mineradores", em intensa programação na Faculdade ASA. O Comitê Gestor Pró-Brumadinho participou da mesa de abertura do evento e também acompanhou o ato em homenagens às vítimas nesta quarta-feira (25).

Seminário "4 anos da tragédia-crime e os impactos em Brumadinho e em outros municípios mineradores"


Também nesta terça-feira, foi realizada uma Carreata por Justiça nas ruas de Brumadinho. No fim de semana, o evento “1º Pedal – Memory Day” reuniu ciclistas em um percurso até o distrito de Córrego do Feijão, local onde ocorreu o rompimento em 25 de janeiro de 2019.
 

Governador recebe Avabrum

Ao longo desta semana de homenagens, o Governo de Minas Gerais realizou um encontro especial com os familiares das vítimas na Cidade Administrativa, na sexta-feira (20/01). Na ocasião, o governador Romeu Zema prestou solidariedade pela dor e saudade dos entes queridos e reafirmou o compromisso com a buscas das três joias que ainda não foram encontradas.   

“O nosso estado nunca mais será aquele que foi até o dia 25 de janeiro de 2019. Vocês não têm ideia da quantidade de mudanças que já aconteceram e que continuarão acontecendo devido à tragédia. Estamos falando de algo que nos afetou e entristeceu profundamente e que é irreparável, infelizmente, mudando a história de 21 milhões de mineiros”, disse.

Durante o encontro, foi apresentada à Avabrum o projeto vencedor do concurso que selecionou uma proposta de monumento em homenagem às 272 joias, a ser construído na Cidade Administrativa. 

Encontro do governador com os familiares das vítimas
 

A presidente da Associação, Alexandra Andrade Gonçalves Costa, que perdeu o irmão Sandro Andrade e o primo Marlon Gonçalves na tragédia, agradeceu a empatia e apoio do Governo de Minas.

“Agradeço por não terem soltado as nossas mãos na luta por justiça, pela memória das vítimas e não repetição da tragédia em Brumadinho. Vimos que algumas ações já foram tomadas para evitar que mais barragens se rompam e estamos acompanhando todo o processo de busca para garantir que toda família tenha o alento do sepultamento. O que aconteceu com eles foi brutal e cruel. E nossas vidas foram modificadas da pior maneira possível. Sentimos falta deles todos os dias. E houve a interrupção de vários sonhos, tanto deles quanto os nossos com eles. Hoje foi um marco também diante de tudo que aconteceu com eles e conosco. Peço que continuem nos apoiando”, disse Alexandra.

O governador apresentou, também, aos familiares de vítimas o próximo chefe do estado-maior do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMG), o coronel Erlon Dias. Desde a tragédia, o Corpo de Bombeiros trabalha na região para localização das vítimas, enquanto a Polícia Civil atua na identificação. Dede o início da operação, a Polícia Civil identificou 267 vítimas do desastre. Já são mais de 1.400 dias de operação em Brumadinho, com quase seis mil bombeiros militares foram empregados na missão.

“Estive efetivamente participando das buscas desde o primeiro dia, e agradeço aos familiares e atingidos pela compreensão do nosso trabalho. Tenham certeza que todas as ações estratégicas adotadas foram pensadas e planejadas para ter um retorno importante para todos, que é a localização das vítimas. Continuaremos com o compromisso. Sabemos que faltam três joias e vamos nos esforçar ao máximo para o êxito de chegar a 100% das vítimas, para que todos possam ter reconhecimento e gratidão devida às joias perdidas”, afirmou o coronel do Corpo de Bombeiros, Erlon Dias.
 

Monumento

Idealizado pelo arquiteto Daniel Rodrigues, do escritório DARP Arquitetura e Urbanismo, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, o projeto vencedor chama-se Bruma Leve. A inspiração vem do significado do nome do município, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e dos versos da canção Anunciação, de Alceu Valença.

Instalado em frente ao Palácio Tiradentes, o monumento será composto por 272 peças lineares de tamanhos variados, a mais alta com 2,72 metros, posicionadas uma ao lado da outra. Elas terão a forma de perfis humanos em diferentes posições, cada uma representando uma das vidas perdidas na tragédia, que completa quatro anos neste mês. Essas peças também receberão placas com os nomes das vítimas.
“Esse monumento vai ficar visível aqui para sempre, para que todos que venham aqui, ou que passem pelo Governo de Minas, vejam e lembrem do que aconteceu. Não podemos esquecer dessas vítimas”, enfatizou Romeu Zema. “Em Minas, nunca tivemos uma tragédia provocada pelo homem de tamanha proporção. Portanto, é inadmissível que isso volte a acontecer. Tem coisas que precisam servir de lição para sempre”, pontuou o governador.

 

Reprodução do projeto


Vídeo em homenagem

Para marcar a data do rompimento, a corporação divulgou um vídeo em homenagem às famílias das vítimas. “Nosso propósito, desde o primeiro dia, está em cumprir nossa missão de forma honrada em respeito a dor das famílias que depositaram suas esperanças no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais”, diz a mensagem.
 

 

LEIA TAMBÉM

 

Acordo de Reparação

Além de 272 vidas perdidas, o rompimento da barragem da Vale S.A. em Brumadinho gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o estado de Minas Gerais. Na busca por uma reparação destes danos coletivos e uma compensação à sociedade mineira, os compromitentesGoverno de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal e Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) – assinaram, em 4 de fevereiro de 2021, com a compromissária, Vale, um Acordo Judicial de Reparação

Investigação e processo

Forças de Segurança do Governo do Estado seguem empenhadas em dar uma resposta aos familiares e à memória de seus entes queridos. A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) faz parte desse esforço coordenado, seja para solução das causas do rompimento e responsabilização pelo fato, como também na identificação das vítimas.

Com a conclusão do inquérito policial, a cargo do Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), no dia 20/1/ 2020, quase um ano após a tragédia, a Polícia Civil indiciou 16 pessoas físicas pelos crimes de homicídio qualificado, crime contra a fauna, crime contra a flora e crime de poluição. Além disso, duas pessoas jurídicas foram indiciadas por crime contra a fauna, crime contra a flora e crime de poluição. 

Inicialmente, o caso era apreciado pelos órgãos estaduais, mas o processo criminal será julgado pela 2ª Vara Criminal Federal de Belo Horizonte. Veja informações no portal do Ministério Público Federal (MPF)