Reparação Brumadinho: Governo e Instituições de Justiça autorizam início de projeto para modernização tecnológica em Curvelo
![Curvelo](/sites/default/files/styles/mo/public/noticias/2024/imagem_capa/avenida-suzana-canabrava_curvelo_foto-acervo-prefeitura.jpg?itok=X6CDnc9B)
Município de Curvelo | Foto: Prefeitura Municipal
Os Compromitentes do Acordo de Reparação – Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) – autorizaram a execução de um novo projeto em Curvelo. A iniciativa, chamada Modernização da Infraestrutura de Tecnologia da Prefeitura, prevê a aquisição de equipamentos como impressoras, microcomputadores, notebooks, roteadores, mouses e tablets, destinados a diversos órgãos municipais.
Esta modernização tecnológica, vai fortalecer a capacidade da Prefeitura de atender às demandas da população, possibilitando uma melhora no atendimento e nos serviços prestados. A execução é uma obrigação de fazer da Vale, e o prazo é de 10 meses.
O investimento estimado é de R$ 1.8 milhão. A iniciativa será custeada com recursos do Anexo I.3 do Acordo de Reparação aos danos provocados pelo rompimento das barragens da Vale, em Brumadinho. O rompimento das barragens da Vale, em 2019, tirou a vida de 272 pessoas e causou diversos impactos sociais, econômicos e ambientais.
A iniciativa foi definida a partir da Consulta Popular. Curvelo, um dos 26 municípios atingidos, já conta com 16 projetos voltados ao fortalecimento do serviço público, sendo quatro deles concluídos. As ações são acompanhadas pela auditoria socioeconômica da Fundação Getulio Vargas (FGV).
LEIA TAMBÉM
- Saiba tudo sobre a Consulta Popular
- Anexo I.3 - Projetos para a Bacia do Paraopeba
- Justiça autoriza repasse de mais R$ 125 milhões para prefeituras executarem projetos na região atingida