Reparação Brumadinho: Feira de arte e gastronomia é realizada com empreendedores para fomentar a economia criativa no município

Vista da cidade de Brumadinho

Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Brumadinho

O município de Brumadinho vai sediar no próximo domingo (6/8) uma feira de gastronomia e artesanato com empreendedores locais. A iniciativa faz parte da Casa Criativa, uma ação realizada dentro do processo de implantação do Distrito Industrial no município e visa fomentar a economia da região.

O evento será na Praça do Aranha, das 9h às 14h, e vai contar com a participação de empreendedores do Vale do Paraopeba, que vão expor e comercializar produtos artesanais e da gastronomia local. A entrada é gratuita.

Durante a feira, será realizada a ação "Criatividade em Movimento", uma demonstração do processo criativo dos móveis rústicos e artefatos de madeira, produzidos pelo artesão e marceneiro Sidney Silva, da Móveis Rústicos T&M, morador de Brumadinho.

Imagem
Convite Casa Criativa

Distrito Industrial

O objetivo do projeto Distrito Industrial de Brumadinho é estimular a diversificação da economia no município, reduzindo a dependência da mineração. Diversas ações e estratégias para o desenvolvimento do setor industrial terciário, relacionadas à implantação do projeto, estão sendo realizadas no município. Entre elas, rodadas de negócios para instalação de empresas, cursos profissionalizantes e capacitação de produtores locais.

A Casa Criativa é uma das realizações. Trata-se de uma plataforma digital criada para funcionar como um espaço de interação dos empreenderes do município e, além disso, por meio desta plataforma, a Casa Criativa oferece cursos, capacitações, programações variadas e conteúdos relativos ao tema de economia criativa, alinhados às novas exigências do mercado de trabalho e às competências exigidas para os profissionais do setor criativo e empreendedores de Brumadinho.

O Distrito Industrial é executado com recursos do Acordo de Reparação ao rompimento da Vale em Brumadinho, que provocou a morte de 272 pessoas e gerou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais. A execução é realizada pela Vale, sob auditoria da Fundação Getulio Vargas (FGV) e fiscalização dos compromitentes – Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal e Defensoria Pública de Minas Gerais –.