Cartilha mostra ações realizadas em dois anos de execução do Acordo de Reparação ao rompimento da Vale em Brumadinho

Conteúdo Principal

Cartilha mostra ações realizadas em dois anos de execução do Acordo de Reparação ao rompimento da Vale em Brumadinho

Submitted by 06365707622 on
Governo de Minas, Ministérios Públicos Estadual e Federal e Defensoria de Minas atuam de forma constante para que a mineradora cumpra todas as obrigações descritas no Termo de Reparação.
Publicado em:
Montagem de fotos sobre as ações do Acordo de Reparação

 

O Termo de Reparação ao rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, assinado pelos compromitentes – Governo de Minas Gerais, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) – e pela compromissária, Vale, completou, em 4 de fevereiro de 2023, dois anos de sua homologação no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). 

O objetivo é reparar os danos causados pelo rompimento das barragens da Vale S.A. em Brumadinho, ocorrido em 25 de janeiro de 2019, que tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o Estado. A reparação da região atingida da bacia do Paraopeba, assim como as pessoas destas localidades, é uma prioridade.   

O valor global definido para as medidas de reparação foi R$ 37.689.767.329,00 (trinta e sete bilhões, seiscentos e oitenta e nove milhões, setecentos e sessenta e sete mil, trezentos e vinte e nove reais). Este montante tem sido direcionado a diversas frentes, incluindo e priorizando medidas socioeconômicas e socioambientais para a região atingida; além de ações direcionadas a outras localidades do Estado de Minas Gerais, contemplando também uma compensação a toda a população mineira. Todos os trabalhos contam com fiscalização do Governo do Estado de Minas Gerais, das instituições de Justiça e de auditorias independentes.

Para apresentar os trabalhos realizados nestes dois anos de execução das medidas de reparação, o Comitê Gestor Pró-Brumadinho elaborou uma cartilha digital. 

Clique na imagem abaixo e acesse a cartilha.

Compartilhe via: