Bombeiros retomam buscas por vítimas do rompimento das barragens em Brumadinho

Foto: Marcos Evangelista

O Corpo de Bombeiros retoma, nesta quinta-feira (17), a operação de busca pelas seis vítimas do rompimento das barragens da Vale em Brumadinho que ainda seguem desaparecidas na região da Mina Córrego do Feijão.

O desastre, ocorrido em janeiro de 2019, provocou a morte de 272 pessoas – entre elas, dois nascituros. Os trabalhos foram interrompidos no mês passado, devido às fortes chuvas que caíram sobre a região em todo o estado.

LEIA TAMBÉM

De acordo com a corporação, mais de 40 bombeiros militares de diversas partes de Minas Gerais começaram a chegar nesta quarta-feira (16), na Base Bravo, em Brumadinho, para adoção dos protocolos operacionais que antecedem a retomada dos trabalhos de busca.

Durante o período de interrupção, foi necessário realizar trabalhos de drenagem do terreno e de reconstrução de acessos, danificados pelas chuvas.

Três anos do rompimento

O rompimento das barragens da Vale, em Brumadinho, completou três anos no dia 25 de janeiro. O trabalho da operação de busca e salvamento é considerado o maior da história. A operação é coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e conta com atuação conjunta das forças de segurança, destaca-se também o trabalho de identificação das vítimas realizado pelas equipes do Instituto Médico Legal, em Belo Horizonte.

A última identificação de vítima foi feita pela Polícia Civil em 29 de dezembro do ano passado. Nos meses anteriores, outras três joias - como os parentes e amigos se referem às vítimas - foram identificadas. Até a presente data, 264 vítimas já foram resgatadas e identificadas.