Seplag-MG promove ações educativas na Semana Nacional do Trânsito

Conteúdo Principal
Submitted by 13339520747 on
Publicado em:
Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito é vinculada à pasta. Programação vai de 18 a 25/9

 
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), por meio da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), irá promover ações educativas na Semana Nacional do Trânsito, comemorada todos os anos entre os dias 18 e 25/9, conforme disposto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da responsabilidade social e da segurança para todos no trânsito. 
 
A programação deste ano tem o tema “No trânsito, escolha a vida!”, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A campanha demonstra que a sociedade corre riscos se não fizer escolhas seguras e não cumprir corretamente as regras no trânsito. A ideia é mostrar situações em que as escolhas conduzem à proteção à vida de quem escolhe e de todos os demais atores envolvidos, que, devido à sua vulnerabilidade, podem se tornar vítimas das escolhas de terceiros.
 
“A Semana Nacional do Trânsito é um momento para engajar e conscientizar pedestres, ciclistas, motociclistas, caminhoneiros e motoristas em geral que compõem o trânsito mineiro. Durante todo o ano, incentivamos práticas sociais voltadas à disseminação de boas práticas e, durante a Semana, estaremos com nossas equipes em campo para reforçar a mensagem deste ano que busca preservar a vida no trânsito”, ressaltou o chefe de Trânsito da CET-MG, Lucas Vilas Boas.
 
Iniciativas

Diversas ações e blitzes educativas serão realizadas em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), a Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) e a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), além de representantes do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH). 
 
Confira a programação da Educação de Trânsito da CET-MG: 
 
Programação 

18/9 – Segunda-feira: 

Campanha: Divulgação da Semana Nacional de Trânsito nas redes sociais da Seplag-MG e da CET-MG, em parceria com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). 

Blitz educativa: Distribuição de material educativo e abordagem de pedestres e motoristas, com orientação sobre normas de trânsito e uso de acessórios de segurança obrigatórios. Apresentação da banda do CBMMG. 

Local: Orla da Pampulha (Av. Otacílio Negrão de Lima, Pampulha, Belo Horizonte). Próximo à igreja da Pampulha. 

Horário: 10h às 12h

21/09 – Quinta-feira: 

Ação educativa: Distribuição de material educativo e abordagem de pedestres e motoristas, com orientação sobre normas de trânsito e uso de acessórios de segurança obrigatórios. 

Local: Praça Sete, Centro de Belo Horizonte. 

Horário: 10h às 12h 

25/09 – Segunda-feira:

Ação Educativa: Encerramento da Semana Nacional do Trânsito. Distribuição de material educativo e abordagem motoristas, ciclistas, motociclistas e caminhoneiros com orientação sobre normas de trânsito e uso de acessórios de segurança obrigatórios. 

Local: BR 356, em frente à Copasa

Horário: 10h às 12h