
Plataforma reúne em um só lugar todos os serviços da área meio, facilitando e agilizando atendimentos e solicitações
A Subsecretaria de Gestão e Finanças (Subgef) da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) lançou, nesta segunda-feira (27/5), sua nova Carta de Serviços. O portal reúne em um só lugar as principais informações e canais de atendimento oferecidos pela Subsecretaria para todos os colaboradores da pasta. O objetivo é disponibilizar os serviços de forma centralizada e padronizada.
A Carta de Serviços foi criada como um site interno no Sharepoint. O acesso é simples e teve como premissa facilitar a rotina do servidor, evitando que ele tenha que entrar em vários sites. Lá é possível solicitar ou ser encaminhado para: suporte de TI, chamados de RH, Ponto Digital, SEI!MG, Teams, pedir acesso à VPN, reparo de computadores, criação de usuários e e-mails e muitos outros serviços.
Segundo o subsecretário de Gestão e Finanças, Rodrigo Furtado, três aspectos orientaram o desenvolvimento da Carta. “Foi um portal construído e pensado com gestão de conhecimento, linguagem simples e foco no cliente. Além de o servidor solicitar algum serviço no portal, ele também pode consultar estratégias prioritárias de atendimento e pontos focais das unidades da Seplag-MG”.
As informações estratégicas são resultado de um extenso levantamento realizado pela Subgef entre o final de 2023 e o início de 2024, junto a outras subsecretarias da Seplag-MG, totalizando mais de 550 tarefas. No portal, estão listados cerca de 70 serviços, com informações sobre o que é cada um, quem pode utilizar e outras respostas.
Além de um campo para avaliação do serviço, os servidores também podem deixar comentários e dúvidas.
Três superintendências compõem a Subgef: a Superintendência de Planejamento e Finanças, a Superintendência de Recursos Humanos e a Superintendência de Logística.
Lançamento
Na última sexta-feira (24/5), 50 servidores de todas as sete subsecretárias da Seplag-MG, Gabinete e Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG) participaram do lançamento da Carta de Serviços. A equipe da Subgef reuniu os colaboradores para apresentar o portal e realizar uma atividade explicativa de como ele funcionará.